Huawei continua na frente da Apple, e cimenta o 2º lugar no mercado de smartphones

Huawei continua na frente da Apple, e cimenta o 2º lugar no mercado de smartphones

3 Maio, 2019 0 Por Joel Pinto

Os resultados de vendas de smartphones para este primeiro trimestre de 2019 acabaram de sair. Com eles ficamos a saber que a Huawei mais uma vez está na frente da poderosa Apple. A fabricante chinesa está a tornar-se cada vez mais a segunda maior do mundo, e há uma clara quebra nas vendas do iPhone.

Os resultados do primeiro trimestre de 2019 parecem confirmar uma tendência que já foi visto em 2018: a Huawei instala-se cada vez mais como o No. 2 mundial em vendas de smartphones, atrás da Samsung. Para este período, foram vendidos mais de 310,8 milhões de aparelhos, uma tendência de queda, conforme indica a analista IDC.

O mercado de smartphones está em recessão em quase todo o mundo. Mas muitos fabricantes de smartphones ainda podem sorrir com esses números, e este é particularmente o caso da Huawei, que é "a única fabricante a aumentar as suas vendas".

O fabricante chinesa vendeu mais 59,1 milhões de smartphones durante este primeiro trimestre, um número aproximadamente constante com o quarto trimestre de 2018. A Huawei agora detém 19% do mercado mundial.

Para a IDC, "a Huawei manteve o seu ímpeto com um portefólio bem equilibrado, visando todos os segmentos, do mais baixo ao mais alto ". Esta é a terceira vez que a Huawei consegue ultrapassar a Apple. Desta vez, a fabricante chinesa beneficiou muito com o declínio nas vendas do iPhone, durante este trimestre.

A Apple está longe de ter motivos para sorrir: a fabricante viu as suas vendas caírem 30,2% em comparação com o primeiro trimestre de 2018. A Apple vendeu 36,4 milhões de smartphones durante este período, e detém 11,7% de participação de mercado , uma diminuição de 4% em relação ao início de 2018.

Para a IDC, "o iPhone tem lutado para conquistar consumidores na maioria dos principais mercados ". E esta tendência deverá aumentar ao longo do ano. Outra indicação da IDC: "Os resultados foram suficientes para manter a Samsung no topo do mercado, mas a Huawei continua a diminuir a diferença entre os dois líderes no mercado de smartphones ".

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.