Canadá acaba de banir a Huawei e a ZTE da sua rede 5G

Canadá acaba de banir a Huawei e a ZTE da sua rede 5G

20 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

Huawei e ZTE não farão parte da rede 5G do Canadá

O Canadá anunciou hoje que tomou a decisão de banir tanto a Huawei, como a ZTE, da sua infraestrutura de rede 5G, e que entrará muito em breve em vigor. Aquele país norte-americano diz que é tudo por uma questão de segurança nacional, e segue assim as pisadas dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Para ser mais correcto, esta decisão já era esperada há algum tempo, e havia sido adiada pelo governo canadense devido às tensões entre Canadá e China nos últimos anos, em ligação com a saga diplomático-judicial de três anos que se seguiu à prisão da directora financeira da Huawei, Meng Wanzhou.

"Estamos a anunciar a nossa intenção de banir os produtos, e serviços, da Huawei e da ZTE nos sistemas de telecomunicações do Canadá", disse o ministro da Indústria, François-Philippe Champagne, numa entrevista colectiva. “Isso segue uma revisão completa das nossas agências de segurança e em consulta com os nossos aliados mais próximos”, acrescentou.

Os Estados Unidos lideram esta campanha contra a Huawei, com o banimento do grupo chinês por Donald Trump, em Maio de 2019.

Para o ministro da Segurança Pública, Marco Mendicino, a inovação 5G “representa uma grande oportunidade de competição e crescimento”, mas “também envolve riscos”. Ele acrescenta que “há muitos actores hostis que estão dispostos a explorar vulnerabilidades” nas redes de telecomunicações.

Canadá

Ainda não há uma data específica para a implementação do banimento da Huawei e da ZTE da rede 5G no Canadá.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.