Huawei banida das redes 5G do Reino Unido apenas por pedido dos EUA

Huawei banida das redes 5G do Reino Unido apenas por pedido dos EUA

17 Janeiro, 2022 0 Por Joel Pinto

Há muito que se sabe que a Huawei está banida da grande maioria das infraestruturas das redes 5G dos principais mercados. A razão invocada sempre foi a mesma: a empresa espia e a segurança nacional está em primeiro lugar.

No entanto, parece que isso não é bem verdade. Segundo as palavras de Vince Cable, ex-ministro de negócios e Industria do Reino Unido, o afastamento da empresa Chinesa da sua infraestrutura 5G nada teve haver com a segurança nacional, mas sim por causa da pressão Norte Americana.

Para quem não sabe, em 2020 o governo liderado por Boris Johnson anunciou que até ao final de 2027 todos os equipamentos da Huawei teriam de desaparecer da rede 5G do Reino Unido, citando que essa decisão surgiu no seguimentos dos conselhos do National Cyber ​​Security Center.

Isso aconteceu pouco tempo depois dos Estados Unidos terem apertado ainda mais as sanções contra a Huawei, e alegando que a mesma estava a espiar em nome do governo Chinês. Desde então a empresa Chinesa ficou impossibilitada de adquirir componentes cruciais para o seu negócio, como chips, e até acesso muito limitado ao sistema operativo Android.

Huawei exclusão Brasil Portugal 5G

Huawei afastada das redes 5G apenas por questões politicas

Vince Cable é muito conhecido por ser solidário com a China, e acrescentou que durante o seu mandato como ministro, os serviços de inteligência e segurança deram repetidas garantias de que não havia risco pelo uso dos serviços da Huawei.

“Se a Grã-Bretanha tivesse mantido o 5G da Huawei, estaríamos agora na vanguarda dos países que usam as tecnologias mais avançadas. E não estamos,” disse Cable.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.