Huawei AppGallery começa a ser vitima do seu próprio sucesso

Huawei AppGallery começa a ser vitima do seu próprio sucesso

12 Abril, 2021 0 Por Joel Pinto

Segundo novas informações que estão a ser disponibilizadas pelo pessoal do Doctor Web, especialistas em segurança informática, foi descoberto o primeiro malware na AppGallery, que é a plataforma de distribuição de aplicações para os equipamentos Android, da Huawei.

Este malware tem um nome bem conhecido, trata-se do malware Joker, que já fez alguns estragos na Google Play Store. Segundo o Doctor Web, mais de meio bilião de utilizadores de dispositivos Huawei já descarregaram aplicações infectadas por esse malware.

E o problema parece estar em cerca de dez aplicações, que entretanto foram listadas num documento carregado no GitHub (aqui), juntamente com exemplos da Google Play Store para a mesma carga maliciosa.

Malware Joker AppGallery

Malware Joker assola a Huawei AppGallery

Apesar de contar com um nome engraçado, o malware Joker não é algo que vá querer "apanhar". É que após a instalação do mesmo, ele cumpre a missão de espiar o smartphone, e de roubar informações, que são enviadas remotamente para os invasores. Também pode chegar acompanhado de assinaturas de serviços pagos, sem o conhecimento do utilizador.

"Depois de receber um alerta do Doctor Web, a Huawei removeu as aplicações com malware da AppGallery para proteger os utilizadores. Faremos investigações adicionais para minimizar o risco de tais aplicações aparecerem no futuro" , disse um porta-voz da Huawei.

Em Janeiro de 2020, a Google publicou uma mensagem técnica no seu blog, sobre este malware Joker, apresentando-o com o nome de código Bread.