Huawei anuncia a sua nova gama de dispositivos 5G

Huawei anuncia a sua nova gama de dispositivos 5G

27 Fevereiro, 2020 0 Por Joel Pinto

A Huawei anunciou na passada segunda feira, numa conferência em Barcelona, o lançamento de uma nova serie de produtos 5G bem como a estratégia que demonstra todos os recursos disponíveis no ecossistema da marca.

Os principais produtos apresentado incluem: o Huawei Mate Xs, uma evolução do anterior dispositivo dobrável que introduz uma nova tecnologia de hardware e software aperfeiçoada; o Huawei MatePad Pro 5G, um tablet topo de gama 5G que oferece uma experiência premium para todos os cenários; e o Huawei Wi-Fi AX3 e o Huawei 5G CPE Pro 2, duas soluções de conectividade preparadas para Wi-Fi 6+ que permitem aos consumidores usufruir de soluções de conectividade melhoradas.

Richard Yu, CEO do Huawei Consumer Business Group, frisou que, “a Huawei continuará dedicada a proporcionar uma a estratégia de Inteligência Artificial (IA) para todos os cenários. Vamos continuar a investir nas nossas tecnologias de excelência, incluindo os chipsets, redes 5G, IA móvel, sistemas operativos, câmaras e soluções audiovisuais, com intuito de continuar a desenvolver, a longo prazo, as nossas vantagens competitivas. Estamos ansiosos para trabalhar com os programadores de todo o mundo para incrementar o crescimento do nosso ecossistema. Juntamente com eles, iremos continuar a  elevar a nossa experiência a novos patamares.“

Huawei com novos produtos 5G

Para a Huawei, a experiência do consumidor está sempre em primeiro lugar. Neste sentido, a empresa dedicou-se na última década a investir num ecossistema “1 + 8 + N”. A base do ecossistema é o Huawei Share e o Huawei HiLink, que são os principais elementos responsáveis pela conexão entre todos os dispositivos e que proporcionam uma experiência integrada aos seus consumidores. Além de continuar a inovar na área do hardware, a Huawei continua a construir o ecossistema Huawei Mobile Services (HMS), que se encontra acessível aos consumidores a partir da loja de aplicações da marca, a Huawei AppGallery.

Com uma plataforma de serviços de hardware e software para todos os momentos, a Huawei oferece uma experiência otimizada aos seus utilizadores, onde as informações podem ser partilhadas entre os vários dispositivos conectados de uma maneira uniforme e sem esforço.

O ano de 2019 foi pouco convencional para a Huawei. No entanto, o forte desempenho dos resultados financeiros registado no ano passado, com um crescimento da receita anual de 30%, para 67 mil milhões de dólares, evidencia que a Huawei continua a ser uma marca de confiança para os consumidores. O negócio de smartphones da Huawei ultrapassou as 240 milhões de unidades vendidas, garantindo a posição da Huawei como o segundo maior fabricante de smartphones do mundo. Em janeiro de 2020, a Huawei enviou mais de 10 milhões de unidades de smartphone 5G. Também as outras categorias de produtos registaram um rápido crescimento: o segmento dos PCs teve um acréscimo de 200% e os wearables tiveram um crescimento superior a 170%.

Huawei Mate Xs vem permitir uma experiência revolucionadora

O Huawei Mate Xs apresenta-se como a próxima evolução do segmento dos smartphones dobráveis,  garantindo uma experiência aprimorada com um inovador ecrã flexível produzido a partir de novos materiais e uma dobradiça para um design exclusivo Falcon Wing.

Huawei Mate Xs

Equipado com o 5G SoC Kirin 990 5G da Huawei, o Mate Xs é uma atualização aperfeiçoada completa com recursos de IA e 5G da anterior versão, permitindo ao utilizador de 5G uma experiência mais rápida, mais completa e com menor consumo de energia. A Leica SuperSensing Quad Camera acrescenta uma nova dimensão ao Huawei Mate Xs, sendo composta por uma câmara SuperSensing de 40MP, uma câmara ultra grande angular de 16MP, uma câmara telefoto de 8MP e uma câmara que deteta profundidades 3D. Este poderoso sistema de câmaras Leica permite tirar o melhor partido da forma dobrável, desempenhando o papel de câmara frontal e traseira, que oferece uma ampla variedade de cenários fotográficos e uma melhor qualidade fotográfica nas famosas Selfies.

O Huawei Mate Xs já vem preparado com o EMUI10.0.1 que permite que várias aplicações estejam abertas em simultâneo garantindo, assim, uma experiência mais inteligente e dinâmica para os seus utilizadores.

Além do Wi-Fi 6: Huawei Wi-Fi AX Series

Parte da estratégia de Seamless AI Life da Huawei é proporcionar soluções de conectividade como routers Wi-Fi, equipamento de instalações para clientes (CPE) e módulos de comunicação que desempenham um papel fundamental no ecossistema “1 + 8 + N” para permitir um ambiente mais seguro, uma experiência mais intuitiva, conectada, inteligente e de alta velocidade para os consumidores.

A Huawei, líder em tecnologia 5G, é uma das principais marcas a colaborar  na formulação do padrão Wi-Fi 6. Atualmente, o grupo de trabalho IEEE 802.11ax inclui cinco especialistas técnicos da Huawei, um deles, o presidente do grupo. Com 260 contribuições submetidas – representando 15% de todos os envios – no projeto Wi-Fi 6 (802.11ax), a Huawei é o segundo maior contribuidor, cooperando assim para o desenvolvimento desta indústria.

Aproveitando a sinergia entre o seu chipset e as otimizações de software, a Huawei desenvolveu o Wi-Fi 6+ com base no padrão Wi-Fi 6. O Wi-Fi 6+ suporta uma largura de banda de 160MHz de ponta a ponta e a exclusiva tecnologia dynamic narrowband da Huawei. Estas duas inovações combinadas melhoram a velocidade e cobertura do sinal Wi-Fi.  Durante o evento, a Huawei lançou o Gigahome 650 e o Kirin W650, os mais recentes chipsets Wi-Fi 6+ projetados para routers e smartphones. A nova série Huawei Wi-Fi AX3 está equipada com o chipset Gigahome 650, que permite suportar operações dual-band dual-concurrent (DBDC) atingindo velocidades de até 3000Mbps. Quando utilizado em conjunto com um dispositivo Huawei que também suporta Wi-Fi 6+, os routers Huawei Wi-Fi AX3 proporcionam uma melhor cobertura de sinal e velocidades superiores aos dos routers de Wi-Fi 6.

A marca apresentou ainda o Huawei 5G CPE Pro 2, um novo Wi-Fi 6 + CPE que é 30% mais compacto que o seu antecessor. Outras atualizações incluem o suporte para até 11 bandas 5G e a exclusiva tecnologia Super Uplink da Huawei, que melhora significativamente a velocidade e a latência do upload.

Huawei MatePad Pro 5G: redefine a criatividade

Apresentando-se como ponto importante de entrada no ecossistema inteligente, o Huawei MatePad Pro 5G foi projetado para otimizar aparelhos, dispositivos portáteis e outros dispositivos da Huawei. Este desempenha um papel fundamental no recurso Multi-screen Collaboration, que oferece uma experiência integrada e de partilha aos consumidores.

O Huawei MatePad Pro 5G é composto por um ecrã HD de 10,8 polegadas com suporte para a gama de cores DCI-P3. Com molduras ultrafinas, detém a mais alta proporção de ecrã-corpo do mundo de 90%. Incorporado num corpo leve, o Kirin 990 5G SoC suporta uma conectividade 5G excecional, que permite um elevado desempenho e eficiência energética.

Preparado com o EMUI10, o MatePad Pro pode ser conectado a outros smartphones Huawei através do Multi-Screen Collaboration do Huawei Share. A partir do momento em que a conexão é estabelecida, os utilizadores podem navegar e controlar os dois dispositivos no ecrã do tablet.

A funcionalidade Multi-Screen Collaboration permite a transferências rápida e simples de ficheiros entre o smartphone e o tablet, bastando para isso arrastar e soltar os ficheiros entre ecrãs dos dispositivos. A partilha periférica proporciona que os utilizadores possam “escrever” no smartphone a partir do teclado e ecrã do tablet, consigam ouvir músicas guardadas no smartphone com os altifalantes do tablet e muito mais. O MatePad Pro 5G suporta Multi-Window para permitir a exibição de até três aplicações em simultâneo. O Multiplicador de apps divide uma aplicação em duas janelas, proporcionando uma experiência de visualização dupla que tira o máximo partido da orientação horizontal do dispositivo.

Durante o evento, a Huawei também anunciou os seus mais recentes modelos da série MateBook. O MateBook X Pro que vem equipado com o processador Intel Core de 10ª geração, mantem o design FullView Display que já faz partre do ADN da série e, neste caso, atinge uma proporção de ecrã-corpo de 91%. Adicionalmente, a marca apresentou ainda novos modelos da série Huawei MateBook D com um PC direcionado para os consumidores mais jovens, oferecendo uma experiência inovadora e inteligente, num design que é a imagem de marca da serie MateBook.

Huawei AppGallery: introduz uma nova experiência de aplicações

O ecossistema HMS é outro componente importante da estratégia da Huawei’s Seamless AI Life em todos os cenários. Para cultivar um ecossistema completo que ofereça suporte aos dispositivos Huawei, a marca está a abrir, gradualmente, os seus recursos chip-device-cloud aos programadores de todo o mundo por meio dos HMS. Abrangendo recursos de distribuição global e gestão do ciclo de vida para todos os momentos, este ecossistema é um elemento chave para a constituição de uma estratégia de vida IA integrada.

5G Huawei

O HMS Core é uma coleção de ferramentas feitas para os parceiros e programadores de aplicações da Huawei, que permite desenvolver novas experiências que utilizem todos os recursos de hardware e software que os dispositivos Huawei têm para oferecer. Ao integrar os HMS nas suas apps com o HMS Core 4.0, os programadores podem implementar rapidamente os recursos da Huawei como o HiAI, ou mesmo o recurso da câmara nas suas aplicações, garantindo assim experiências de maior qualidade aos utilizadores finais.

Por exemplo, a Cewe, uma das maiores empresas de impressão de fotografias da Europa, executou o Kit Share da Huawei para otimizar o processo de emparelhamento dos dispositivos nos seus escritórios. O processo de impressão intuitivo facilita a produção tornando-a mais rápida, uma vez que com apenas um toque, a equipa da Cewe, consegue conectar um dispositivo Huawei a uma impressora. Estas experiências não são exclusivas para os utilizadores corporativos; a AppGallery oferece uma variedade de aplicações habilitadas para os HMS e dispositivos Huawei que permitem que os utilizadores possam facilmente aproveitar a conveniência trazida pelas inovações da Huawei.

Lançada pela primeira vez em 2011, a Huawei AppGallery é atualmente um dos três principais mercados globais de aplicações.

A AppGallery da Huawei oferece também as Quick Apps, uma categoria inovadora de aplicações criadas para dispositivos 5G. Desenvolvido com base nos padrões do setor, as Quick Apps não requerem instalação e utilizam uma memória mínima do sistema. Os utilizadores podem simplesmente clicar nestas apps e aproveitar para usufruir de uma interação suave e dos interfaces como se estas fossem aplicações tradicionais. Esta categoria está a desenvolver-se rapidamente; Atualmente, existem mais de 1.700 aplicações rápidas disponíveis na Huawei AppGallery.

Além de criar aplicações, a Huawei seleciona ativamente as aplicações mais populares e de excelência em todo o mundo para enriquecer a vida dos seus consumidores. Por forma a proteger os utilizadores de aplicações mal-intencionadas, a Huawei foi pioneira em criar um sistema de segurança e proteção completo, incluindo a verificação do nome real do programador, um processo de revisão em quatro etapas, proteção de download e instalação, bem como um mecanismo de prevenção para uma execução segura da aplicação.

Sobre os planos para o futuro da Huawei AppGallery,  Richard Yu sublinhou que “continuaremos a avançar, a expandir o nosso ecossistema de aplicações na AppGallery na esperança de criar não apenas uma plataforma segura e confiável, mas também oferecer aos consumidores mais opções. O sucesso deste ecossistema continuará a ser uma das nossas maiores prioridades. ”

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.