Huawei afirma que tem alternativa ao sistema operativo Android

Huawei afirma que tem alternativa ao sistema operativo Android

13 Março, 2019 0 Por Joel Pinto

O sistema operativo Android, é o sistema denominador atualmente no mercado de smartphones em todo o mundo. E alem de denominador, a sua participação está a léguas de distância do seu principal concorrente, o iOS.

Mesmo em mercados onde a participação da Google é quase inexistente, na China por exemplo, o sistema operativo móvel do gigante das pesquisas domina de forma tranquila esses mercados.

No entanto, é sabido que a Huawei e a ZTE, tem sofrido com uma perseguição quase cega por parte do governo norte americano, acusando as empresas chinesas de tudo e mais alguma coisa. E como todos sabemos, a Google é uma empresa americana...

No entanto, e prevendo o pior dos cenários, a Huawei, e bem, preparou-se atempadamente para uma eventual proibição da utilização do sistema operativo Android. O CEO da Huawei, Richard Yu, fez a seguinte afirmação ao jornal alemão Welt:

"Nós preparamos o nosso próprio sistema operativo. Caso não tenhamos mais acesso a esses sistemas, ainda estaremos prontos. Este é o nosso plano B. Mas, é claro, preferimos trabalhar com os ecossistemas da Google e da Microsoft."

Isso demonstra que a empresa tem um plano B para um sistema operativo quer para os seus smartphones, como para os seus laptops, que utilizam o sistema operativo Windows.
De resto, a Huawei não é a primeira fabricante a trabalhar no seu próprio sistema operativo. No passado, a Samsung trabalhou no sistema operativo Tizen, embora esse sistema operativo nunca tenha tido uma aceitação que fizesse com que a fabricante Sul Coreana ponderasse a sua utilização em vez do sistema Android.

Huawei CEO RIchard Yu - Huawei afirma que tem alternativa ao sistema operativo Android

Richard Yu

Alem do receio do que o governo norte americano possa fazer, também existe algum receio de que um dia, a Google decida que não quer manter o sistema Android tal como o conhecemos, ou seja, como uma fonte aberta.
O futuro nos dirá quem tem razão no meio disto tudo, mas uma coisa é certa, a Huawei claramente prefere estar pronta para todas as eventualidades.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.