Bomba: Huawei perdeu acesso ao sistema Android e à Google

Bomba: Huawei perdeu acesso ao sistema Android e à Google

19 Maio, 2019 2 Por Joel Pinto

Segundo as ultimas informações da Agência Reuters, a Google suspendeu toda e qualquer operação comercial com a Huawei, e terá um impacto significativo nas operações das duas empresas.

Segundo a informação disponibilizada, a Google foi forçada a suspender os negócios com a Huawei, que “exige a transferência de produtos de hardware e software”.

“A Huawei Technologies Co Ltd perderá imediatamente o acesso a actualizações do sistema operativo Android , e a próxima versão dos seus smartphones comercializados fora da China também perderão acesso a aplicações e serviços populares, incluindo à indispensável aplicação Google Play Store e Gmail”, afirma a Reuters.

Se isso for verdade, significa que deixará de haver actualizações de segurança para os smartphones da Huawei, quer sejam eles recentes ou antigos.
A Huawei continuará a ter acesso às versões do sistema operativo móvel da Google, ou seja o Android, uma vez que o sistema possui uma licença de código aberto que é livremente aberta para qualquer um que a deseje utilizar. Mas a Google deixará de fornecer suporte técnico, e colaboração, com os seu serviços do Android à Huawei.

Tudo isto deverá estar relacionado com o recente decreto de lei assinado na semana passada por Donald Trump, que proíbe as empresas norte-americanas de usar equipamentos de telecomunicações fabricados por empresas que representem um risco para a segurança nacional dos EUA.

Alem disso, e pelo que parece, a Huawei tambem está agora proibida de comprar peças e componentes de empresas americanas, sem que haja uma aprovação do governo dos EUA, e é aí que está incluído o sistema Android.
Ainda não está claro se está proibição afectará só a Huawei, ou se isso também vai afectar a ZTE.

Certo é que a subsidiária da Huawei, a Honor, prepara-se para apresentar uma nova linha de equipamentos, a Honor 20, já no próximo dia 21, e com estas proibições, tudo pode acontecer.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.