HP atribui Prémios Sustentabilidade HP 2022

HP atribui Prémios Sustentabilidade HP 2022

29 Janeiro, 2023 0 Por Joel Pinto

A HP premiou a Bravantic, a Claranet, a Digibéria, a Inetum, a Infordelta e a RIS 2048 com o galardão Prémio Sustentabilidade HP 2022. Este reconhecimento fica a dever-se ao desenvolvimento e promoção de modelos de negócio mais sustentáveis na área de computação pessoal, em vários dos seus clientes e durante o ano de 2022.

Atualmente espera-se que as empresas façam mais do que simplesmente criar riqueza. Espera-se que utilizem os seus recursos para promover causas sociais, defender valores, fornecer confiança às indústrias, aos governos e às comunidades de todo o mundo. Estabelecendo uma agenda ambiciosa, alicerçada na ciência e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, a HP responde às questões mais críticas e prementes do nosso tempo, onde podemos ter o maior impacto como marca: Ação Climática, Direitos Humanos e Equidade Digital.

O papel do computador pessoal nas políticas de sustentabilidade das empresas

O computador pessoal tornou-se possivelmente no principal dispositivo digital de trabalho, aprendizagem e lazer. Estima-se que mais de 1.3 biliões de pessoas tenham algum tipo de computador pessoal. A produção e a utilização destes dispositivos nesta escala podem impactar de forma negativa vários domínios da sustentabilidade. A evolução das necessidades e tecnologia configuram um ciclo de vida na maioria dos casos curto, colocando uma elevada pressão na gestão destes resíduos.

A HP cria tecnologias que melhoram a vida de pessoas, organizações, e comunidades em todo o mundo. Transforma a maneira como concebe, produz, entrega e reutiliza os produtos, para impulsionar o progresso na direção de uma economia mais eficiente, circular e de baixo carbono.

A sua estratégia de impacto na sustentabilidade procura soluções que mantêm os materiais em uso pelo maior tempo possível e cria uma mudança positiva e duradoura.

Ao trabalhar com os produtos e soluções HP, as empresas premiadas:

  • Efetuaram mais de 11.000 reparações, permitindo assim prolongar o uso destes equipamentos;
  • Por serem parceiros certificados, reutilizaram numa logica de economia circular, mais de 11.800 peças;
  • Reciclaram mais de 6 toneladas de material através do programa HP Planet Partner, tendo muito deste material reciclado sido integrado na produção de outros produtos HP;
  • Desenvolveram modelos logísticos de recolha e reciclagem de parques em fim de vida, com emissão de certificado de benefícios ambientais;
  • Implementaram programas inovadores de otimização de embalamento, reduzindo desta forma o número de caixas utilizadas e contribuindo, entre outros, para a redução do desperdício relativo ao material de embalamento;
  • Atingiram uma taxa de 8,25% na venda de serviços de garantia HP Care Pack, assegurando o ciclo de vida planeado para os produtos.

Pelo impacto positivo na área da sustentabilidade que a Bravantic, Claranet, Digibéria, Inetum, Infordelta e RIS 2048 criaram nas empresas e comunidades, que a HP distingue estes parceiros com o Prémio Sustentabilidade HP 2022.

“Os nossos Parceiros de Canal são aliados incontornáveis da nossa estratégia. Com o seu apoio, juntos, continuaremos a trabalhar para enfrentar os desafios ambientais, permitir que mais pessoas prosperem e melhorar a vitalidade e resiliência das nossas comunidades locais. A aposta de modelos de negócio mais sustentáveis com produtos e soluções HP, contribui positivamente para a adoção de mais sustentabilidade na computação pessoal nas empresas” – refere Miguel Saldanha, Diretor de Canal da HP Portugal.

Os prémios de sustentabilidade da HP Portugal visam distinguir os parceiros que implementam boas práticas de sustentabilidade na comercialização de produtos e soluções HP nos seus clientes, promovendo uma utilização responsável de equipamentos, contribuindo muitas vezes para os objetivos de sustentabilidade dos próprios clientes.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.