HP, Dell, Amazon, Microsoft e outros querem mover a sua produção para fora da China

HP, Dell, Amazon, Microsoft e outros querem mover a sua produção para fora da China

4 Julho, 2019 0 Por Joel Pinto

A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China está a fazer com que as empresas tecnológicas pensem melhor, na sua estratégia de produção. Muitas dessas empresas estão a considerar fortemente a transferência de uma parcela significativa da sua produção para fora da China.

Segundo o Nikkei, a HP e a Dell planeiam transferir até 30% da produção dos seus laptops para fora da China. Já a Microsoft, a Alphabet (empresa mãe da Google), Amazon, Sony e Nintendo também estão a estudar a possibilidade de produzir algumas das suas consolas de jogos e altifalantes conectados fora do território chines. Outros grupos envolvidos são a Acer e a Asus.

A lista de empresas de tecnologia que planeia deixar a China, em termos de produção, continua a crescer a olhos vistos. No passado mês de Junho, a Nikkei informou que a Apple tinha pedido aos seus principais fornecedores para estimar o custo da transferência de 15% a 30% da capacidade de produção da China para o Sudeste Asiático, tendo em vista a reestruturação da sua cadeia de suprimentos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o seu homólogo chinês Xi Jinping concordaram na sua reunião, no último sábado na cúpula do G20, em reavivar as negociações comerciais que foram parados desde o início de Maio. A trégua comercial entre as duas grandes potências económicas não deve no entanto alterar a realização de projectos na produção, devido ao aumento dos custos operacionais na China e direitos aduaneiros de administração Trump.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.