A Honor é a nova Huawei? Entenda os motivos

A Honor é a nova Huawei? Entenda os motivos

8 Junho, 2023 0 Por Joel Pinto

A Honor é uma fabricante Chinesa de dispositivos eletrotécnicos de consumo, que anteriormente operava sob a alçada da Huawei. Acontece que devido aos sucessivos embargos impostos à Huawei, esta ultima decidiu "desfazer-se" da Honor para que esta seguisse o seu próprio caminho.

E pouco tempo após o anuncio de que a Huawei iria vender a Honor, apareceu um suposto comprador, um grupo de investimento disposto a pegar na empresa, e o negócio foi feito muito rapidamente (dias), e sem dar qualquer hipóteses que outros possíveis interessados pudessem apresentar as suas propostas... algo realmente muito estranho.

Desde então, a Honor tem lançado alguns novos produtos, como smartphones, que têm claramente o ADN da Huawei, mas com a vantagem de conseguirem utilizar a tecnologia dos EUA, nomeadamente os chips da Qualcomm com modem 5G e até as aplicações e serviços da Google/Android.

O tempo foi passando, e os negócios da Huawei naturalmente perderam força, que levou a empresa a abandonar a sua famosa secção de chips, a Hisilicon, que fabricava os chips para a Huawei, os Kirin.

Acontece, que agora, a Honor está interessada em abrir a sua própria "secção" dedicada à produção de chips. A empresa revelou oficialmente que o foco principal dessa nova unidade inclui design de chip, vendas, serviços relacionados e desenvolvimento de software de aplicação de inteligência artificial ( IA ). A Honor afirmou que esta subsidiária ficará sediada num dos seus cinco centros de pesquisa na China, com ênfase particular em software básico, algoritmos gráficos, comunicações e fotografia. Os outros centros de pesquisa estão localizados em Pequim, Shenzhen, Xian e Nanjing.

Embora a empresa não tenha feito qualquer comunicação oficial sobre o assunto, é mais do que provável que ela vá aproveitar todo o Know-How deixado para trás pela Hisilicon, dando continuidade a todo o trabalho que foi feito pela empresa.

Nos bastidores muito se tem falado sobre esta situação, e que tudo leva a acreditar que a atual Honor é somente a "antiga" Huawei com um novo nome. A empresa chinesa terá mesmo "passado a perna" aos EUA e esta pseudo-venda que aconteceu muito rapidamente, apenas serviu de mascarar esta estratégia que a empresa parece ter encontrado para fintar os embargos dos EUA.

Honor é a Huawei com outro nome?

Quem conhece a empresa, desde os seus equipamentos, software e até toda a abordagem, sabe que tudo soa a Huawei, e tudo me leva a acreditar isso mesmo, que a Honor apenas "foi vendida" para contornar as sanções dos EUA e continuar o legado da gigante da China.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.