HDR10 +: Samsung chega a acordo com a Qualcomm, ARM, Hisense e TCL

HDR10 +: Samsung chega a acordo com a Qualcomm, ARM, Hisense e TCL

24 Dezembro, 2018 0 Por Joel Pinto

A Samsung encontrou novos parceiros para o ecossistema HDR10 +. Existem actualmente 45 empresas que oferecem suporte (de várias formas) ao formato "aberto" (sem royalties pagos), nascido como alternativa à Dolby Vision. O HDR10 + difere do HDR10 pelo uso de metadados dinâmicos. Essas informações podem variar de frame a frame e permitem optimizar a execução da imagem, agindo em luzes altas ou baixas. Os metadados estáticos não oferecem essa possibilidade: eles são sempre os mesmos em toda a extensão do vídeo.

O HDR10 + será suportado pelos SoCs do Qualcomm Snapdragon 855 e pelos chipsets integrados feitos em colaboração com a ARM. O mercado móvel também se abrirá para o novo formato. Quanto ao conteúdo, a Samsung lembra que os títulos em HDR10 + estão disponíveis desde 2017 no Amazon Prime Video (via streaming na Samsung TV). A Warner Bros. também contribuirá para a expansão do catálogo, que já preparou mais de 70 filmes e disponibilizará mais de 100 filmes em 2019 através da distribuição digital. No primeiro semestre de 2019 também será adicionado Rakuten TV, já presente em anúncios anteriores e agora pronto para distribuir filmes com HDR10 + através da rede.

A estratégia do gigante sul coreano também prevê um maior envolvimento de outros fabricantes. Para atingir esse objectivo, um centro será construído na China com a colaboração da TIRT, uma entidade que gere a fase de testes para electrónicos de consumo um pouco por todo o mundo. O centro facilitará a certificação de produtos e ajudará fabricantes como TCL, Hisense (terceiro e quarto maior produtor de televisores do mundo) e a Konka.

Finalmente, lembre-se que o HDR10 + já é suportado por algumas TV Samsung e Panasonic, também foi adotado pela Philips, pela Amazon no Fire TV Stick 4K, no Ultra HD players de Blu-ray Panasonic e em breve também Pioneer e Oppo. Os primeiros registos estão disponíveis a partir de dezembro nos Estados Unidos. Hyogun Lee , vice-presidente executivo do Visual Display Business da Samsung Electronics, disse:

Enquanto o HDR se destaca com uma das tecnologias mais importantes para uma imagem da mais alta qualidade, o formato HDR10 + da Samsung está a obter reconhecimento cada vez mais importante. O HDR10 + já foi bem recebido por empresas proeminentes. A Samsung continuará a investir para consolidar a sua liderança em padrões HDR e manter uma presença importante no mercado global de TV.

VIA | FONTE