HarmonyOS permite executar aplicações Android: Huawei explica porquê

HarmonyOS permite executar aplicações Android: Huawei explica porquê

5 Junho, 2021 0 Por Joel Pinto

No passado dia 2 de Junho de 2021, a Huawei revelou ao mundo a versão final, e estável, do HarmonyOS 2.0. Uma das particularidades deste sistema operativo é que ele é capaz de executar, sem qualquer dificuldade, uma aplicação inicialmente desenvolvida para Android.

Por esse motivo, muitos consideram que o HarmonyOS 2.0 é um fork do Android, e para se defender de ter simplesmente imitado o AOSP, o grupo chinês assumiu a responsabilidade. A explicação veio de Eric Xu, o actual presidente da Huawei, que se dirigiu à comunidade de programadores chineses num comunicado.

“Para proteger os activos digitais dos utilizadores existentes de telefones, e tablets, da Huawei, o HarmonyOS 2 permite que as aplicações Android existentes sejam executadas em determinados dispositivos equipados com o sistema”,

Android HarmonyOS

Huawei quer suavizar a transição do Android para o HarmonyOS

Inicialmente, a fabricante não teve outra escolha a não ser permitir que aplicações Android sejam executadas no seu sistema modular. Se a Huawei tivesse criado um sistema operativo totalmente novo, sem depender dos fundamentos do Android, a oferta de aplicações compatíveis para os seus dispositivos através do AppGallery teria sido escassa.

Nesse caso, a Huawei teria sido forçada a expandir o seu ecossistema por vários anos, antes de poder seduzir os utilizadores. Em última análise, a abordagem actual da fabricante chinesa acelera essa transição. E todos sabemos que a Huawei o que não tem é tempo.

As sanções americanas decretadas em 2019, e a perda da sua licença do Android, causaram um colapso nas vendas de telefones . A Huawei também foi expulsa do top 5 das fabricantes mais importantes do mundo. Nessas condições, a gigante de Schenzen fez de tudo para que o HarmonyOS pudesse substituir o Android, e o mais rápido possível.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.