Guerra na Ucrânia pode levar a um bloqueio imediato das plataformas de IPTV
7 Março, 2022IPTV poderá sofrer com a guerra na Ucrânia
À medida que cada vez mais empresas anunciam a sua saída do mercado russo, o país fica mais isolado do que nunca. Além do contexto difícil, essas decisões nunca são triviais. Na sequência das várias medidas em torno dos responsáveis pelos videojogos, esse sector poderá perder até 2,5 mil milhões de euros. Mas essa não é a única consequência que esses diversos boicotes podem gerar.
De facto, a Europa tem pairado há vários dias a ameaça de cortar a Internet à Rússia. Além do enorme impacto que isso poderia ter no tráfego global, se realmente for aplicado, vários sites e serviços também se tornariam completamente inacessíveis. Entre eles estão diversas plataformas de IPTV.
“Existem várias redes que estão a partir da Rússia”, explica uma fonte do site SudInfo. “Se houver um bloqueio de todos os fluxos da Internet, as redes poderão ser bloqueadas e os utilizadores do IPTV não poderão mais ter acesso aos seus canais. Se os países europeus decidirem bloquear tudo da Rússia, uma das principais redes russas de IPTV “I Play” poderá ser afectada” .
E este último estaria longe de ser o único. Só na Bélgica, entre 40.000 e 50.000 utilizadores de IPTV seriam impactados por esta medida. Basta dizer que esse problema não deve abalar as autoridades, dada a forte repressão que o sector vem sofrendo nos últimos anos.
Por enquanto, tudo isso é apenas especulação, mas a situação deve ser observada de perto por todos aqueles que usam regularmente os serviços instalados na Rússia.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.