"Guerra" da Netflix contra as VPN está a causar danos colaterais

"Guerra" da Netflix contra as VPN está a causar danos colaterais

15 Agosto, 2021 Não Por Joel Pinto

Todos sabemos que o catalogo da Netflix varia de região para região, e isso deve-se ao facto da empresa tentar disponibilizar mais conteúdo localizado, mas acima de tudo, tem haver com questões de licenciamento. É por esse motivo, que alguns conteúdos podem fazer a sua estreia em alguns mercados, como por exemplo nos Estados Unidos, e não fazer em outros.

Para tentar contornar essa situação, muitos utilizadores utilizam VPNs para ter acesso a catálogos de outros mercados, que até agora tem funcionado, apesar da Netflix querer acabar com isso. A empresa está a bloquear IPs de alguns serviços de VPN, e parece que alguns utilizadores que nada têm haver com isso, deixaram de ter acesso à plataforma.

Basicamente, o que a VPN faz, é fazer com que a plataforma de streaming pense que o utilizador é originário de outro país. Para impedir isso, o serviço bloqueia endereços IP que eles sabem, ou suspeitam, que sejam de VPNs. No entanto, alguns utilizadores que não usam VPN estão a relatar que as suas contas, no serviço, de repente perderam muito conteúdo, o que muitos começaram a especular que poderia ser devido a endereços de bloqueio da Netflix, alguns dos quais podem estar associados a um ISP, o que por sua vez afecta os utilizadores dessa gama de IPs.

Segundo a solução da Netflix, “Se desactivou proxies, VPNs ou outro software de roteamento, mas ainda vê esta mensagem, entre em contcato com seu fornecedor de serviços de Internet. Eles poderão determinar os motivos pelo qual o seu endereço IP está associado ao uso de proxy ou VPN.”

Netflix filmes

Netflix intensifica luta contra as VPN

No entanto, a empresa não menciona o que deve fazer depois disso, e a verdade é que muitos utilizadores estão a sentir-se prejudicados sem terem qualquer culpa "no cartório".

A verdade é que a utilização da VPN para aceder à Netflix não é ilegal, e nem sequer vai contra os termos da plataforma. No entanto, os termos de uso da aplicação afirmam que o utilizador "pode visualizar o conteudo da Netflix dentro do país do qual eles estabeleceram a sua conta", ou seja, se criar uma conta em Portugal, a seu catalogo será sempre referente a essa conta... e nada proíbe que se use uma VPN para criar uma conta na Netflix dos EUA para ter acesso ao conteúdo de lá. O máximo que pode acontecer é a Netflix verificar que essa conta foi criada por um utilizador de fora daquele mercado, e encerrar a conta, ou restringir o catalogo, que é o que aconteceu no caso reportado.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.