Guerra Comercial entre a China e Estados Unidos faz mais uma vitima

Guerra Comercial entre a China e Estados Unidos faz mais uma vitima

28 Setembro, 2020 0 Por Joel Pinto

A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China parece estar longe do fim. A administração Trump visa os gigantes chineses da tecnologia, e hoje deu mais um passo nesse sentido. É que hoje, os Estados Unidos “deram mais uma volta ao parafuso” e baniram a maior fabricante de chips da China, a SMIC.

Segundo informações que estão a ser avançada pela Reuters e pelo Wall Street Journal, o Departamento de Comércio acaba de adicionar a Semiconductor Manufacturing International Corporation ( SMIC ) à sua lista negra, bloqueando assim qualquer interacção entre fornecedores americanos e a empresa chinesa. As empresas americanas agora devem obter uma licença individual de exportação para fazer negócios com essa empresa.

O Departamento de Comércio declarou a proibição do comércio após alegar que as tecnologias SMIC poderiam ser usadas em operações militares chinesas. Um doa aliados de defesa dos EUA, a SOS International, afirmou recentemente que a SMIC trabalhou com as duas maiores empresas de defesa da China, e que pesquisadores universitários militares estão a trabalhar em projectos baseados nas tecnologias dessa empresa.

Directamente, não foi feito qualquer comentário do Departamento de Comércio, sobre o caso SMIC, mas disse à Reuters que estão “monitorizar, e avaliar constantemente” ameaças potenciais à segurança e à política externa dos EUA.

A SMIC, por sua vez, parece ter ficado perplexa. Um porta-voz disse que o gigante chinês não recebeu qualquer comunicação oficial sobre as restrições, e negou repetidamente qualquer ligação com os militares chineses. Segundo o representante, a empresa apenas oferece os seus chips, e serviços, “a utilizadores para fins civis e comerciais”.

SMIC

SMIC na lista negra dos EUA

A fabricante chinesa de semicondutores é a segunda gigante chinesa a ser adicionada a essa lista negra, depois da Huawei. Embora os efeitos dessa proibição não sejam totalmente conhecidos até que o Departamento de Comércio decida quem será elegível para ter uma licença, ela pode ser um sério obstáculo para a tecnologia chinesa como um todo. A SMIC pode ter que recorrer a tecnologias não americanas para as suas próprias necessidades, sem garantia de encontrar o que precisa. A SMIC pode então ficar atrás dos seus concorrentes que têm acesso a uma variedade maior de equipamentos.

Neste ponto, não seria surpreendente ver o governo chinês colocar em prática restrições semelhantes às empresas americanas.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.