Descoberta graves vulnerabilidades nos processadores da Mediatek

Descoberta graves vulnerabilidades nos processadores da Mediatek

27 Novembro, 2021 0 Por Joel Pinto

No momento em que a Mediatek está a crescer a olhos vistos, e depois de ter recentemente anunciado o brutal Dimensity 9000, está a ser reportado que os mesmos contam com graves vulnerabilidades que colocam em causa os mesmos.

Este "murro no estômago" foi dado pelos investigadores de Segurança da Check Point, que afirmam ter encontrado 4 graves vulnerabilidades nos processadores para os smartphones. Em detalhe, três dessas falhas dizem respeito ao firmware do DSP (processador dedicado ao processamento de som), a quarta falha que afecta o HAL do SoC. A exploração dessas falhas tornaria possível lançar um código malicioso do firmware, ou espiar o utilizador desviando o DSP d0 seu uso actual.

Segundo está a ser revelado pela Check Point, até 37% dos smartphones Android em circulação continham essa falha em algum ponto, mas felizmente a MediaTek foi informada do problema e recentemente disponibilizou uma actualização correctiva. Infelizmente, deve haver smartphones que ainda não foram actualizados e, portanto, ainda estão vulneráveis.

Mediatek

Descobertas algumas falhas de segurança nos processadores da Mediatek

Assim, se é possuidor de um smartphone Android que é equipado por um processador da Mediatek, a nossa melhor sugestão é que instale todas as actualizações de firmware que forem disponibilizadas.

Não foram revelados os processadores que estão a ser afectados por essas falhas, mas alguns rumores afirmam que são praticamente todos.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.