Um grande aumento nos preços dos smartphones está a chegar

Um grande aumento nos preços dos smartphones está a chegar

12 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

Inflação vai fazer subir significativamente o preço dos smartphones

A TSMC enviou um email aos seus clientes a informar que devido aos problemas causados pela inflação terá que subir os seus preços em "percentagens de um digito". Apesar de não ter sido revelado o valor médio desse aumento, as informações dão conta de aumentos de 5 a 8%.

E se isto não lhe diz nada, fique a saber que a TSMC é a maior fabricante de chips, e ela é a responsável por fabricar os processadores Qualcomm Snapdragon, os processadores da Apple e até os Dimensity, da Mediatek, e isso significa que um grande aumento nos preços dos smartphones está a chegar.

São poucos os smartphones actualmente no mercado que não utilizam pelo menos um chip fabricado pela TSMC, e isso significa que o seu preço de produção vai subir, e não há volta a dar, esse aumento de preço vai ter de ser assumido pelos consumidores.

Segundo está a ser revelado, este aviso prévio acontece com o intuito de dar aos seus clientes um pouco de protecção para se prepararem para os ajustes de preços, enquanto o movimento da TSMC para aumentar os preços tem de ser feito para conseguir lidar com os custos crescentes, e a necessidades de capital para expansões históricas.

smartphones

A verdade é que o aumento dos custos de produção está a pressionar as fabricantes de chips, num momento em que a demanda por smartphones, e computadores pessoais, diminuiu devido às incertezas do mercado provocadas pela inflação, a guerra na Ucrânia e os bloqueios relacionados ao COVID na China. O aumento de preço também reflecte os altos custos do próprio impulso de expansão da TSMC: ela está a gastar 100 biliões de dólares, até 2023, para aumentar a capacidade de produção, com 40 a 44 biliões previstos apenas para este ano.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.