GPT-5 (ChatGPT) será totalmente multimodal e até vai conseguir gerar vídeos
20 Janeiro, 2024GPT-5 confirmado para ser lançado ainda durante o ano de 2024
Este parece ser o próximo grande impulso na Inteligência Artificial Generativa: Sam Altman, o famoso CEO da OpenAI, anunciou num podcast de Bill Gates (cofundador da Microsoft) que a próxima versão do ChatGPT, o GPT-5, será uma ferramenta totalmente multimodal suportando fala, imagem, código… e até vídeo. O GPT-5 poderá de facto gerar vídeos segundo as solicitações (prompts) formuladas pelos utilizadores.
Esta atualização irá, portanto, alargar consideravelmente as funcionalidades da Inteligência Artificial Generativa e aproximar um pouco mais as capacidades da IA da cognição humana (pelo menos na aparência, suspeitamos que o funcionamento interno não é o mesmo entre um cérebro biológico e um grupo de processadores).
As IAs multimodais, no entanto, levantam um certo número de preocupações relativamente a possíveis questões de confidencialidade e, claro, de direitos de autor, com a OpenAI já a enfrentar múltiplas reclamações legais sobre este assunto. Como lembrete, várias informações parecem indicar que a demissão de Altman da OpenAI (antes da sua reintegração como CEO) deveu-se à desconfiança de parte do conselho de administração em relação à IA multimodal.
Sam Altman parece surdo a estas críticas – é verdade que muitas vezes são motivadas por medos distópicos que são mais fantasiados do que baseados em elementos reais – e até promete que futuras versões do GPT sejam capazes de compreender profundamente os utilizadores com base numa miríade de dados. Aliás, o CEO da OpenAI também confirma que o GPT-5 deverá ser lançado este ano.
Logicamente, esta versão será oferecida apenas para assinantes pagantes do ChatGPT, como já acontece com o GPT-4.
FONTE: Mashable
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.