Governo dos EUA quer desmantelar o grupo Facebook
10 Dezembro, 2020Não é segredo que o Facebook é uma das maiores, senão a maior, plataforma de rede social do momento. Ele conta actualmente com um bilião de utilizadores e também possui outras plataformas populares como o WhatsApp e o Instagram.
Agora, parece que a FTC (Federal Trade Commission) está a sentir que talvez o Facebook tenha um monopólio excessivo sobre as redes sociais e deseja separá-los. Junto com 46 outros estados, a FTC entrou com uma acção contra o Facebook, acusando-os de manter um “monopólio ilegal de rede social” e ter “anos de conduta anticompetitiva”. Eles também acusaram a empresa de uma “estratégia sistémica” de tentar eliminar a concorrência através de actos de aquisição, como quando adquiriram o Instagram e o WhatsApp.
Segundo Ian Conner, director do Bureau of Competition da FTC,
“a rede social pessoal é fundamental para a vida de milhões de americanos. As acções do Facebook para consolidar e manter o seu monopólio negam aos consumidores os benefícios da concorrência. O nosso objectivo é reverter a conduta anticompetitiva do Facebook e restaurar a concorrência para que a inovação e a livre concorrência possam prosperar. ”
FTC quer separar o Facebook do Instagram e do WhatsApp
Desde então, o Facebook respondeu num tweet no qual diz:
“Estamos a analisar as reclamações e teremos mais a dizer em breve. Anos depois que a FTC permitiu as nossas aquisições, o governo agora quer uma reformulação, sem levar em conta o impacto que o precedente teria na comunidade empresarial mais ampla, ou nas pessoas que escolhem os nossos produtos todos os dias. ”
Isso vai gerar muitas guerras em tribunal, e certamente falaremos mais sobre este assunto nos próximos meses.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.