Governo dos EUA ataca o grupo Hacker Revil

Governo dos EUA ataca o grupo Hacker Revil

22 Outubro, 2021 0 Por Joel Pinto

Revil é uma conhecida organização hacker que tem feito imensos estragos, que vão desde a disseminação de ransomware, até ao roubo de informações confidenciais. Agora, o Karma apoderou-se desse grupo, já que o mesmo foi atacado pelo governo dos EUA, onde juntou os serviços secretos, FBI, Comando Cibernético e muitos outras entidades internacionais, de forma a derrubar os mesmos.

No momento em que este artigo está a ser escrito, o blog oficial do Revil na dark web, que é a sua principal fonte e informações, encontra-se totalmente offline. No início da semana já havia sido dito que o seu site Tor não estava a responder. Na ocasião, muitos não achavam que o blog havia sido hackeado... e por razões mais do que óbvias. Mas quando um dos suspeitos, e líderes do REvil, escreveu uma publicação sobre “hackeado: servidores". muitos começaram a pensar que nem tudo é simples como pode parecer.

No entanto, nessa altura ninguém havia reivindicado o ataque a esse blog do grupo. Agora, a Reuters prova que isso foi feito pelo governo dos EUA, que fez o blog ficar offline e a sua operação contra hackers de ransomware ainda está em marcha.

Revil

Grupo Revil atacado pelo governo dos EUA

Mas não deixa de ser estranho, ver que alguém (e neste caso o governo dos EUA) hacke outros hackers. Mas, por outro lado, é bastante razoável que o governo tenha que tomar algumas medidas. É porque os hackers roubam muito dinheiro (mais de US $ 40 milhões nos últimos meses), o que não permite que as empresas restaurem as suas operações. Além disso, o Tesouro impôs sanções que tornam quase impossível transformar máquinas hackeadas em dinheiro. Por sua vez, o Ministério Público criou uma equipa que deve investigar os crimes cometidos nas trocas de criptomoedas.