Google disponibiliza a versão estável do Android 13

Google disponibiliza a versão estável do Android 13

15 Agosto, 2022 0 Por Joel Pinto

Depois de algumas versões developer preview, e de algumas versões Beta, a Google disponibilizou hoje a versão estável do Android 13 que está finalmente disponível para o público em geral.

Como sempre, o Android 13 está a chegar aos dispositivos Pixel a partir de hoje, em conjunto com o seu lançamento oficial para o Android Open Source Project (AOSP), que é a versão utilizada pelas outras fabricantes para disponibilizarem o mesmo para os seus equipamentos.

A versão mais recente do Android é uma actualização modesta do Android 12. Isso significa que não há novos recursos importantes, mas há alguns ajustes aqui e ali. A melhoria mais notável é a expansão do tema de cores de aplicação do Material You para aplicações de terceiros, configurações de idioma a nível aplicacional, melhores controlos de privacidade e recursos melhorados na multitarefa.

O esquema de cores expandido do Android 13 corresponde ao papel de parede que escolher em todos as aplicações de terceiros. Anteriormente, o tema de cores da aplicação apenas suportava aplicações da Google, fazendo com que o Material You parecesse uma melhoria de estilo incompleta. A actualização mais recente torna o seu “ecrã inicial mais coesa e exclusiva para o seu estilo”.

Outra grande mudança no Android 13 é a capacidade de definir idiomas em aplicações individuais. Isso significa que agora pode alterar facilmente os idiomas numa aplicação sem afectar o nível do sistema.

Há também um selcetor de fotos privado que permite seleccionar quais as fotos a partilhar com as suas aplicações, para que não precise de expor toda a sua biblioteca. O Android 13 também protege a sua área de transferência contra acesso não autorizado. Além disso, pode impedir que aplicações enviem notificações indesejadas configurando essa preferência imediatamente após o download.

Se tiver fones de ouvido compatíveis com rastreamento de cabeça, o Android 13 oferece uma “experiência de audição imersiva no seu telefone ou tablet Android” com áudio espacial.

O utilizador também pode transmitir as suas aplicações de mensagens para o seu Chromebook, para poder responder a um chat enviado para o seu telefone sem interromper o seu fluxo de trabalho. Esse recurso é compatível com muitas das melhores aplicações de mensagens, como o Google Messages.

Android 13

Versão estável do Android 13 está disponível para download

Em breve, o utilizador poderá copiar texto e multimédia do seu telefone Android e colá-lo em outro dispositivo num piscar de olhos. Mas esse não é o único recurso multitarefa disponível no Android 13: a barra de tarefas do seu tablet foi actualizada e agora pode arrastar e soltar qualquer aplicação da sua biblioteca no modo de ecrã dividido.

O Android 13 também está fortemente investido em grandes ecrãs, estendendo os recursos introduzidos com o Android 12L para melhorar a experiência do utilizador em dispositivos de ecrã grande, incluindo tablets e telefones dobráveis.

Alem disso, ele chega com suporte de áudio Bluetooth Low Energy (LE), que promete áudio de alta fidelidade sem comprometer a vida útil da bateria. O sistema operativo também apresenta um media player actualizado adaptado à sua reprodução de música actual, mais personalizações do modo de dormir e melhor distinção entre o registo da impressão digital e da caneta stylus em tablets.

Embora o lançamento deste ano não seja grande em recursos, a Google fez alguns ajustes muito interessantes no Material You, além de recursos melhorados de privacidade e segurança.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.