Google SR3 transforma imagens de fraca resolução em alta resolução

Google SR3 transforma imagens de fraca resolução em alta resolução

1 Setembro, 2021 Não Por Joel Pinto

A Google parece ter encontrado um algoritmo milagroso que permite converter imagens de fraca resolução, em imagens de alta resolução. O processo SR3 desenvolvido por pesquisadores do Google produz resultados que no mínimo podemos considerar espectaculares. Com ele, conseguirmos transformar imagens de baixíssima resolução (64 × 64 pixeis) em imagens de alta resolução ( com até 1024 x 1024 pixeis), como se o algo conseguisse recriar os detalhes que estavam ausentes na imagem original.

Para conseguir este "milagre" quase digital, os engenheiros da Google desenvolveram o SR3 (Super-resolução por vários refinamentos), um algoritmo que aplica ruído gaussiano à imagem original (portanto baixa resolução) até obter apenas "ruído". Uma Inteligência Artificial dedicada à redução de ruído processa essa imagem num processo reverso com o objectivo de mostra-la numa resolução muito maior do que a original.

SR3

SR3 é o mais recente milagre da Google

Obviamente, a IA foi previamente treinada para reconstruir imagens de alta definição que apresentavam ruído ou passavam para baixa resolução, de modo a inferir correctamente as informações ausentes na imagem de origem.

Já existem processos de upscaling de alta definição (e até estão disponíveis em ferramentas de autoria), mas nenhuma consegue realizar os feitos de força do algoritmo desenvolvido pela Google.