Google reforça segurança e privacidade das suas pesquisas
4 Agosto, 2023A privacidade é um dos aspetos cada vez mais importantes quando se trata de tecnologia, e agora, a Google anunciou algumas novidades sobre o seu mecanismo de pesquisa. Segundo explica a sua equipa, o objetivo é ajudar os utilizadores a manter o controlo das suas informações pessoais, privacidade e segurança online.
A primeira mudança diz respeito à ferramenta lançada no ano passado para ajudar os utilizadores a remover resultados de pesquisa que contenham os seus números de telefone, endereço residencial ou e-mail pessoais, diretamente da aplicação da Google ou de qualquer dispositivo utilizado para aceder à Pesquisa da Google.
Essa ferramenta agora está a ser melhorada para rastrear informações de contacto pessoal na Pesquisa e notificar os utilizadores quando o sistema as encontrar, para que possam ser removidas. Alem disso, nos próximos dias, a empresa irá lançar um novo painel que vai permitir aos utilizadores saber se os resultados da web aparecem na Pesquisa com as suas informações de contacto, com a capacidade de solicitar rapidamente que esses resultados sejam removidos (diretamente na ferramenta). Além disso, o sistema irá notificá-lo quando novos resultados da web que contam com as suas informações de contacto aparecerem na Pesquisa.
Inicialmente essa ferramenta estará disponível nos Estados Unidos, mas a Google planeia disponibilizar a mesma em outros países num futuro próximo.
Google focada em criar uma melhor Internet
Em segundo lugar, o conteúdo violento ou adulto é desfocado por padrão quando aparece nos resultados da pesquisa, e isso acontecerá, gradualmente, durante este mês de agosto.
Por fim, a equipa da Google decidiu facilitar a remoção de imagens explícitas não consensuais da sua Pesquisa, como aquelas que um utilizador publicou num determinado site e que, após excluí-las, encontrou em outros locais.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.