Google vai começar a revelar a proveniência das letras das músicas apresentadas
19 Junho, 2019Ontem revelei aqui que a Google está a ser acusada pelo Genius de utilização da base de dados desta ultima, em seu proveito. Basicamente, a Genius afirma que a Google está a utilizar, sem consentimento, as letras das musicas da sua base de dados, e isso está a fazer com que o seu site tenha menos visitantes, e por consequência, perdas monetárias.
Utilizando o seu blog, a Google diz garantir que os compositores das letras devem ser pagos. É por esse motivo que ele paga às gravadoras para serem autorizadas a mostrar as letras das músicas, sabendo que são elas que cuidam desse tema. No entanto, não são as gravadoras que têm todas as letras, é por isso que a Google faz acordos com alguns parceiros especializados na área. “As palavras que vê nas caixas de informações de pesquisa vêm diretamente dos parceiros e são atualizadas automaticamente à medida que recebemos novas palavras e correções regularmente”, diz a Google.
E sobre o caso da Genius como ficamos? A Google diz que discutiu com um dos seus parceiros que aparentemente utilizou a base de dados da Genius, sem acordo. A Google pede que ele faça uma pesquisa para garantir que todas as regras sejam seguidas.
Mas o público em geral não sabe necessariamente que as letras vêm de parceiros e não directamente da Google. É por esse motivo que a Google, em breve, passará a indicar de onde vem as letras com um espaço dedicado. “Continuaremos a adotar uma abordagem que respeite e remunere os titulares de direitos e garantiremos que as gravadoras e compositores sejam pagos pelo seu trabalho”, conclui a Google.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.