Google revela o CameraX para melhorar a qualidade da fotografia em sistemas Android

31 Março, 2020 0 Por Joel Pinto

A Google está a trabalhar na CameraX, com o intuito de melhorar os recursos fotográficos em todos os smartphones Android. No entanto, ao contrário do que possa estar a pensar, a CameraX não é uma aplicação ao estilo Google Camera (Gcam), mas sim uma API que tem como objectivo melhorar a qualidade fotográfica nas aplicações de terceiros.

Google anuncia a CameraX

Muito de vós já ter ter reparado que tirar uma fotografia com a aplicação padrão do vosso smartphone habitualmente tem muito mais qualidade se comparado com uma fotografia tirada em aplicações de terceiros, como o WhatsApp, Instagram ou até mesmo o Facebook Messenger. Isso acontece porque essas aplicações não conseguem tirar proveito de todos os recursos, e capacidades, dos sensores fotográficos dos nossos dispositivos. É por esse motivo que as aplicações padrão dos nossos dispositivos conseguem tirar melhor fotos, porque foram desenhadas para extrair o que de melhor, os sensores podem dar.

A ideia da Google com a CamaraX é unificar essa estrutura da fotografia. Assim essa nova API vai-se ligar à API Camera2, que é aquela que existe por padrão no sistema operativo Android. A Google revela que a CameraX não é uma API real, mas sim uma biblioteca de suporte que faz parte da colecção Jetpack. Basicamente, ela verifica quais são os recursos declarados pela fabricante ao API Camera2, e coloca-os à disposição para serem utilizáveis nas aplicações de terceiros.

Na teoria, qualquer programador que utilize a CameraX irá fazer com que a sua aplicação tire o máximo de rendimento possível, das câmaras dos smartphone, tanto a nível de hardware, como de software.

No entanto, o gigantes das pesquisas ainda não “obriga” a utilização desta nova funcionalidade, pelo que fica ao critério dos programadores a sua utilização. Mas se um número significativo de fabricantes decidir implementar estas extensões, a cena da câmara de terceiros no sistema Android, será garantidamente muito mais brilhante

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.