Google está a remover da Play Store as aplicações que solicitam permissões de registo de chamadas e SMS

Google está a remover da Play Store as aplicações que solicitam permissões de registo de chamadas e SMS

15 Janeiro, 2019 0 Por Sandro Sotto

O escândalo de Cambridge Analytica do Facebook, veio mudar muita coisa no que toca a Internet, e em primeiro lugar isso gerou com que fosse garantida a privacidade e transparência em assuntos delicados para a maioria das empresas. Na verdade, algumas empresas como a Apple começaram a gabar-se publicamente da segurança dos seus ecossistemas e do respeito pela privacidade dos utilizadores.

Com esse intuito, a Google anunciou que finalmente vai começar a remover aplicações da Play Store, que exigem acesso ao registo de chamadas e SMS‘s dos utilizadores. A mudança na política já tinha sido anunciada em outubro de 2018 numa tentativa de “proteger os utilizadores” e agora está em vigor. Os desenvolvedores que exigem acesso aos registos de chamadas e SMS foram solicitados a preencher um formulário de declaração de permissões sob o qual as suas aplicações seriam revistas ​​para garantir que eles realmente necessitam de aceder a informações confidenciais após obter permissão do utilizador.

Segundo a Google, os seguintes critérios foram considerados no processo de revisão:

  • Probabilidade de um utilizador médio entender por que esse tipo de aplicação necessita de acesso total aos dados;
  • Benefício de recurso do utilizador;
  • Importância da permissão em relação à funcionalidade principal da aplicação;
  • Riscos apresentados por todas as aplicações com este caso de uso tendo acesso a esses dados confidenciais;
  • Disponibilidade de alternativas mais restritas para ativar o recurso;

Em alguns casos, os desenvolvedores foram solicitados a recorrer a APIs mais restritivas, que lhes darão acesso apenas às informações necessárias. Em outros, por exemplo, onde as aplicações exigem partilha via SMS, espera-se que os desenvolvedores preencham a aplicação SMS padrão.

A Google alertou que, nas próximas semanas, removerá aplicações da Google Play que exigem acesso a SMS e registos de chamadas sem a permissão da empresa. Os desenvolvedores que já preencheram o formulário têm até 9 de março de 2019 para aprovar as suas solicitações. Enquanto isso, os desenvolvedores que virem as suas aplicações removidos são contactados e convidados a remover as permissões problemáticas do arquivo de manifesto da aplicação ou enviar um formulário de declaração de permissões para que seja aprovado antes de 9 de março.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.