Google remove recurso útil dos Chromecasts
24 Agosto, 2023Já fez dez anos desde que a Google anunciou ao mundo o seu primeiro Chromecast, que veio acima de tudo revolucionar alguns aspetos do entretenimento doméstico, permitindo aos utilizadores pela primeira vez transmitir conteúdo de vídeo do seu smartphone para uma TV simples.
Após o seu lançamento, a Google equipou os Chromecasts de primeira geração (mas posteriormente também a segunda, terceira e ultra geração) com um novo recurso, o modo visitante. Esse modo permite ao utilizador transmitir conteúdo para a TV sem necessitar de estar ligado na mesma rede wifi… pois bem, esse recurso agora já faz parte do passado.
Proprietários de Chromecast com Google TV não são afetados pela mudança, isso porque este modo apenas estava disponível exclusivamente em modelos anteriores do dongle, que agora perdem uma função conveniente.
Na verdade, segundo o que está a ser relatado numa página do fórum de suporte “o modo visitante não é mais suportado”, os utilizadores serão doravante forçados a ligar-se à mesma rede Wi-Fi do dispositivo para transmitir o seu conteúdo.
O modo visitante permitia que um utilizador utilizasse um PIN de quatro dígitos para se ligar ao Chromecast sem necessitar de se ligar à rede Wi-Fi doméstica. A tecnologia por trás desse recurso fazia com que o dongle transmitisse um sinal Wi-Fi e Bluetooth, permitindo que um smartphone “convidado” exiba o ícone clássico do Cast em aplicações adequadas, mesmo quando ligado a uma rede móvel.
Chromecast perde o modo visitante
Os motivos pelo qual a Google decidiu acabar com este modo não são claros, mas a empresa está simultaneamente a tomar medidas para remover a mudança relativa ao modo visitante também das configurações do sistema com a versão 23.33 do Google Play Services; a partir de agora para transmitir conteúdo do seu smartphone para um modelo Chromecast entre os interessados, talvez na casa de um amigo, terá obrigatoriamente de se ligar à mesma rede Wi-Fi.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.