Google remove a página oficial de download do Kodi das suas pesquisas

Google remove a página oficial de download do Kodi das suas pesquisas

22 Março, 2020 0 Por Joel Pinto

Depois de ter recebido indicações de que uma queixa sobre a violação de direitos de autor tinha sido apresentada, a Google removeu a página oficial de download do Kodi dos seus resultados de pesquisa. Entretanto, a equipa por trás do software de código aberto, e que é legal, está desapontada por estar a ser, mais uma vez, confundida com outros serviços piratas.

Pagina de Download do Kodi já não aparece nos resultados de pesquisa da Google

O aviso de retirada foi enviado há algumas semanas em nome do serviço turco de TV paga Digiturk, de propriedade do beIN Media Group. O BeIN é conhecido pela sua forte posição contra a pirataria, mas, neste caso, foi realmente muito agressivo. A solicitação , apresentada em tribunal, identifica uma série de URLs, muitos dos quais estão associados a serviços IPTV aparentemente não autorizados. No entanto, entre esses links temos o kodi.tv/download, a página oficial de download do Kodi.

download Kodi

Habitualmente, a Google, tem sido eximia a encontrar este tipo de erro, mas neste caso em espcifico não conseguimos perceber os motivos pelo qual o gigante das pesquisas atendeu ao pedido sem colocar questões.
Curiosamente, Kodi não foi o único projecto de código aberto que foi visado. O mesmo aviso também lista dois URLs do Videolan.org, que abrigam o popular media player VLC. Novamente, as páginas de download do software foram listadas. No entanto, ao contrário do Kodi, o VLC foi verificado pela Google como sendo uma solicitação incorreta, o que significa que as páginas permanecem disponíveis nos resultados de pesquisa.

Como não podia deixar de ser, Keith Herrington, da Kodi, está desapontado pelo facto do software estar novamente na mira do estigma da pirataria.

“É lamentável que as empresas de conteúdo continuem a associar-nos, e ao VLC, aos serviços que claramente violam a lei de direitos autorais, não apenas fornecendo transmissões ao seu conteúdo, mas usando o seu logotipo etc. e que o Google nem se preocupa em verificar ou validar, mas limita-se a remover.

Parece um modelo muito “culpado até ser inocente”, com o qual não concordo”.

A Kodi Foundation enviou uma contra notificação ao pessoal do DMCA, e da Google, e espera que a sua página de download volte a aparecer nos resultados de pesquisa, o tão breve quanto possível.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.