Google: Realidade Aumentada permite-lhe ver Dinossauros onde desejar

Google: Realidade Aumentada permite-lhe ver Dinossauros onde desejar

1 Julho, 2020 0 Por Joel Pinto

Os dinossauros dominaram a Terra há milhões de anos mas com a realidade aumentada (RA), é possível transformar a sua casa num “Mundo Jurássico”. Através de uma parceria com a Universal Brand Development, Amblin Entertainment e Ludia a Google disponibilizou na sua pesquisa um total de 10 dinossauros do filme “Mundo Jurássico”.

Veja o grande T. Rex a pisar a sua sala de estar ou aprecie o majestoso Braquiossauro a erguer-se numa árvore do seu bairro. Pesquise por um dinossauro na Google através de um dispositivo móvel e toque em “Visualizar em 3D” para girar ou aproximar a imagem e vê-lo de perto. Pode também trazer o dinossauro para o seu espaço através da RA e ajustar o seu tamanho para ter noção da sua dimensão face às coisas que estão à sua volta. Nos dispositivos Android, aumente o volume para ouvir os passos e rugidos de cada dinossauro. Os dinossauros do “Mundo Jurássico” que estão visíveis através da realidade aumentada incluem: o Tiranossauro Rex, Velociraptor, Triceratops, Spinossauro, Estegossauro, Braquiossauro, Anquilossauro, Dilofosauro, Pteranodon e o Parasaurolophus.

Usando a tecnologia do jogo “Jurassic World Alive” da Ludia, estes dinossauros em realidade aumentada são alguns dos modelos mais realistas disponíveis. Visualize o vídeo que deixo abaixo para ver como é feito um braquiossauro em RA, incluindo a modelagem em 3D, a texturização e animação.

Para criar os dinossauros em 3D, os nossos artistas conceituais fizeram uma pesquisa preliminar para descobrir informações sobre cada criatura”, afirma Camilo Sanin, líder na área de Character Creations, da Ludia. “Não só analisámos vários tipos de literatura, como também os nossos artistas trabalharam juntamente com paleontologistas e com a equipa do “Mundo Jurássico” para tornar as figuras o mais precisas e realistas possível.”

Google permite que tenha dinossauros na sua sala

Mesmo os detalhes mais pequenos tais como as irregularidades na cor e nos padrões da pele, são importantes. ” Ao contrário de alguns dos animais em RA do Google, como um cão ou pinguim, os dinossauros representam um novo desafio técnico: o seu tamanho gigante. O novo recurso de escala automática no Android pode, agora, calcular automaticamente a distância entre o telefone e uma superfície no seu espaço e redimensionar o dinossauro para que o mesmo caiba no ecrã do telefone. Se o utilizador tocar em “Ver tamanho real”, a tecnologia de rastreamento da RA reposiciona automaticamente o dinossauro no local onde se encontra para lhe dar o seu devido espaço.

No Android, basta pesquisar por “dinossauro” ou um dos 10 dinossauros na aplicação da Google ou em qualquer navegador Android e toque em “Visualizar em 3D”. O utilizador pode ver conteúdos 3D nos dispositivos com Android 7 e superior e o conteúdo em RA nos dispositivos compatíveis com o ARCore. Explore, de uma forma fácil, todos os dinossauros usando o formato carrossel.

No iOS, pesquise por “dinossauro” ou um dos 10 dinossauros na aplicação Google ou em Google.com através do Chrome ou Safari. O conteúdo em 3D e em RA está disponível nos dispositivos iOS 11 ou superior. Também é possível o utilizador criar vídeos em RA – ou recriar as suas cenas favoritas do filme “Mundo Jurássico” – com a opção gravar.

Não se esqueça de marcar as suas fotos e vídeos nas redes sociais com as hashtags #Google3D e #JurassicWorld. Boa Viagem (de regresso ao passado)!

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.