Não... A Google e a Qualcomm não prometeram quatro anos de atualizações do Android

Não... A Google e a Qualcomm não prometeram quatro anos de atualizações do Android

17 Dezembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Um anúncio que parece ter sido um tanto, ou quanto, confuso entre a Qualcomm e a Google sugere erradamente que os processadores Snapdragon terão direito a 4 anos de atualizações e patches de segurança do sistema operativo Android.

A verdade é que a Qualcomm e a Google estão a fortalecer a sua colaboração para impulsionar os efeitos das atualizações através do Project Treble, nos chips Snapdragon, tornando possível acelerar as atualizações para smartphones usando esses chips móveis, tanto para evoluir o sistema operativo, como para fazer correções de segurança de forma mais rápida.

No seu comunicado à imprensa, a Qualcomm anuncia suporte para quatro versões do Android, e quatro anos de segurança graças ao Project Treble, começando já com o seu mais recente Snapdragon 888.

Segundo  a grande maioria dos meios escreveu, os utilizadores passariam a ter direito a quatro versões do Android (a versão entregue e mais três versões adicionais), que é mais do que aquilo que a própria Google já oferece nos seus equipamentos.

Google e Qualcomm prometeram 4 anos de atualizações de segurança

No entanto, o pessoal do Android Police solicitou esclarecimentos às partes interessadas e obteve a seguinte resposta:

"Ainda há uma questão de fornecer suporte para três versões do Android nos SoCs Snapdragon, começando com o Snapdragon 888. As fabricantes de smartphones também serão capazes de fornecer até quatro anos de patches de segurança para smartphones que usam os processadores de topo da Qualcomm, em vez dos três anos habituais." 

A declaração, portanto, apesar de interessante, parece ser um pouco diferente daquela que foi revelada. Resumindo, os smartphones de topo  parece que terão direito a três grandes atualizações do sistema operativo, e 4 anos de patchs de segurança. Algo que por exemplo, a Samsung já prometeu para os seus equipamentos de topos de gama, e a partir dos equipamentos da Série Galaxy S10 e Note10.