Google implanta uma ferramenta de proteção contra mensagens de spam no Android

Google implanta uma ferramenta de proteção contra mensagens de spam no Android

31 Dezembro, 2018 0 Por Joel Pinto

Anteriormente, o spam era um problema com o qual estávamos a lidar apenas nas nossa caixa de entrada de email. Mas nos dias de hoje, o spam também nos incomoda em forma de chamadas telefónicas e SMS. Felizmente, o Android introduziu vários recursos para combater isso mesmo, e a Google parece implantar o seu recurso mais recente para evitar spam na sua aplicação de mensagens.

A Google estará a implantar uma ferramenta de proteção anti-spam para a aplicação Android Messages, mas o recurso tão necessário terá um pequeno problema. Segundo o AndroidPolice, o lançamento da ferramenta antispam parece limitado no momento, pois todos os utilizadores do Android não têm acesso. Os proprietários de smartphones Android saberão se estão entre os sortudos se receberem uma notificação sobre a protecção contra spam ao iniciar o Android Messages.

Uma nova opção de protecção antispam aparece na seção "Avançado" do menu Configurações para utilizadores que beneficiam do recurso. A ferramenta pode ser activada ou desactivada manualmente, mas pode perguntar-se por que alguém optaria por desactivá-la. Os utilizadores que dão mais importância à privacidade talvez não aceitem a ferramenta antispam porque a notificação indica que alguns dados da mensagem do utilizador serão enviados para a Google. A opção de proteção contra spam acrescenta que as informações enviadas para a Google não incluem o conteúdo real da mensagem ou o número de telefone do utilizador.

O site de suporte do Google, que lançou prematuramente uma seção de detecção de spam para Mensagens, fornece detalhes adicionais sobre a operação exacta da ferramenta antispam. O programa de mensagens permitirá que os utilizadores bloqueiem e denunciem spammers, além de indicar qual é de facto suspeito e qual não é. No entanto, para que as Mensagens identifiquem spammers, a Google salva temporariamente os números de telefone de pessoas que enviam e recebem mensagens com o utilizador. Os relatórios de spam, por sua vez, podem incluir as últimas 10 mensagens de spam, mas não as respostas do utilizador.

A ferramenta de proteção antispam é ativada automaticamente para os utilizadores que a recebem. No entanto, para aqueles que não acreditam que a Google não vai dar uma espreitadela nas suas mensagens, podem desactivar manualmente nas configurações. As funções de proteção anti-spam estão a tornar-se cada vez mais importantes.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.