Google parece estar a preparar um programa de certificação de dispositivos para jogos

Google parece estar a preparar um programa de certificação de dispositivos para jogos

8 Outubro, 2019 0 Por Joel Pinto

Nos últimos meses, as OEMs têm lançado um grande quantidade de smartphones para jogos. E isso acontece, porque o mercado dos jogos tornou-se algo muito aliciantes, e esta a crescer cada vez mais. Da mesma forma, os editores de jogos AAA e jogos populares como Fortnite e, mais recentemente, Call of Duty chegaram a dispositivos móveis.

Agora, segundo as fontes da xda-developers, para acompanhar esse desenvolvimento da indústria de jogos para dispositivos móveis, e garantir simultaneamente que os telefones sejam poderosos o suficiente para atender aos exigentes requisitos estabelecidos pelos jogos de hoje, a Google aparentemente está a trabalhar num Programa de certificação de dispositivos para jogos.

As informações vêm de uma fonte confiável da XDA, e de um documento particular – Requisitos do GMS da Google para as OEMs / ODM, que é um contrato entre os designers de dispositivos, fabricantes e a Google, listando os requisitos técnicos que o smartphone deve atender para ser fornecido com o Google Mobile Services (GMS). Conforme a versão 7.0 do documento, com a data de 3 de Setembro, que é o mesmo dia em que o Android 10 foi lançado para os dispositivos Pixel, a Seção 13.14 “Certificação de dispositivos de jogos” enumera uma lista de requisitos que os dispositivos que procuram obter esse certificação, devem atender.

No documento, que podemos ver acima, esses requisitos são descritos “para que os desenvolvedores de jogos não terem estrangulamentos inesperados, núcleos de CPU perdidos ou outros comportamentos estranhos do sistema”. Sem surpresa, os dispositivos precisam “de fornecer um GPU moderno de alto desempenho e actualizado e exibir APIs, além de permitir uma razoável introspecção de frames” e também fornecer uma gestão robusta de RAM para que os jogos possam “alocar quantidades razoáveis ​​de memória e não devem os seus processos serem terminados inesperadamente”.

Embora a Google não tenha anunciado publicamente esse programa de certificação, o pessoal da XDA está certo de que o programa de certificação de dispositivos de jogos está em andamento.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.