Google pode estar a preparar um concorrente para o Apple News +

Google pode estar a preparar um concorrente para o Apple News +

15 Fevereiro, 2020 0 Por Joel Pinto

Actualmente, a Google e a Apple oferecem um serviço agregador de notícias sob a forma de Google News e Apple News. No entanto, em 2019, a Apple lançou uma versão premium chamada de Apple News +, na qual deu aos utilizadores acesso a uma grande quantidade de jornais, e revistas, online por um preço de $9,99 por mês.

Google quer um concorrente para o Apple News +

Agora, segundo as informações do pessoal do Wall Street Journal, parece que a Google poderia estar a planear algo semelhante. O rumor afirma que a Google tem conversado com várias editoras não apenas nos EUA, mas também em outras regiões como a França e outras partes da Europa, onde estão a tentar chegar a algum tipo de contracto de licenciamento.

Após o rumor, Richard Gingras, vice-presidente do Google News, emitiu uma declaração que parece um pouco confirmar a informação:

“Queremos ajudar as pessoas a encontrar jornalismo de qualidade - é importante a democracia informada e ajuda a apoiar uma indústria de notícias sustentável. Preocupamo-nos profundamente com isso e estamos a conversar com parceiros e a procurar outras maneiras de expandir o nosso trabalho contínuo com editores, com base em programas como a nossa Iniciativa Google Notícias.”

Não está claro se este produto final pode acabar por ser algo semelhante ao Apple News +, onde os clientes pagam uma assinatura mensal, ou se a Google pagará para licenciar esse conteúdo, mas torná-lo acessível gratuitamente para que mais utilizadores possam lê-lo, enquanto aproveita a sua base de utilizadores para vender Publicidades.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.