Google prepara-se para entrar no negócio das VPN

Google prepara-se para entrar no negócio das VPN

1 Novembro, 2020 0 Por Joel Pinto

Apesar de o mercado estar inundado de serviços de VPN, quer sejam gratuitos ou premium, mas está em vias de ganhar mais um fornecedor, e que fornecedor, a Google. Sim, a Google prepara-se para entrar nesse mercado que tem sido muito procurado nos últimos meses.

O Google anunciou o fornecimento de um serviço VPN para todos os assinantes do plano de 2TB do Google One. Por enquanto, essa novidade está reservada para os utilizadores americanos de smartphones Android. Eventualmente, a oferta também estará disponível nos dispositivos iOS, Windows e macOS, bem como em outros países.

E para quem não conhece, o Google One é um conjunto de serviços cuja principal vantagem é o armazenamento online adicional em comparação com uma conta Google gratuita (15 GB). A oferta de 2TB, que custa €9,99, também inclui acesso a especialistas da Google para problemas de serviço pós-venda, sessões Pro, recompensas da Google Store (em alguns países, infelizmente não em Portugal) e outros benefícios. A VPN também pode ser activada sem qualquer custo adicional em dispositivos de familiares conectados na mesma conta (até 5 pessoas adicionais).

Google VPN

Portanto, como pode ter percebido, não se trata de uma VPN gratuita, mas lembre-se de que as VPNs gratuitas não são realmente gratuitas, e estão longe de ser seguras, já que os seus dados passam pelos servidores de um fornecedor, e são utilizados ​​para exibir anúncios, ou mesmo para outras operações maliciosas. A oferta da Google tem a vantagem de contar com a infraestrutura do motor de busca que, recorde-se, ganha dinheiro com publicidade direccionada.

Não é a primeira vez que o Google lança-se no mundo das VPN: o grupo já havia tentado essa aventura com assinantes de seu serviço telefónico Google Fi, disponível apenas nos Estados Unidos.

As sessões Pro, outro novo recurso lançado pela Google, permitem que converse com um especialista para obter o máximo dos dispositivos da empresa. Essas reuniões virtuais serão lançadas nas próximas semanas nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.