Google prepara-se para regressar ao mercado dos tablet Android

Google prepara-se para regressar ao mercado dos tablet Android

30 Janeiro, 2022 0 Por Joel Pinto

Posicionado entre os smartphones e os laptop, os tablet sempre ocuparam um lugar especial. A sua abordagem híbrida é tanto a sua força como a sua fraqueza, o que pode explicar a flutuação na demanda. Com a crise sanitária, os tablets experimentaram um salto em termos de vendas e o segmento continua a ser dominado pelos iPads, da Apple . Por outro lado, os tablet Android ainda não disseram a sua última palavra, e a Google parece mais do que nunca confiante no futuro.

Num anúncio de emprego para um director de engenharia de tablets, a Google garante que os tablets Android são “o futuro da computação”. Ele diz : “Acreditamos que o futuro da computação está a mover-se para os tablets mais poderosos e capazes. Estamos a trabalhar no próximo capítulo da computação, lançando suporte contínuo das nossas plataformas e experiências que desbloquearão novas formas, e melhores, de ser produtivo e criativo.”

Se não é incomum encontrar um discurso ambicioso numa oferta de emprego, a Google parece particularmente envolvida. O gigante das pesquisas quer juntar-se ao esforço e lançou recentemente um novo projecto chamado “Android Tablets”. Ele até convenceu um dos cofundadores do Android, Rich Miner, a juntar-se à equipa do sistema operativo. O objectivo é acompanhar um sistema operativo que nem sempre convenceu no grande ecrã.

Há alguns meses, a Google anunciou uma variante do Android 12 destinada a equipar dispositivos com grandes ecrãs, e estou obviamente a falar do Android 12L. Essa versão está actualmente em fase beta e tem como alvo smartphones ou tablets dobráveis. Esse interesse renovado em tablets Android ocorre quase três anos após a saída da empresa americana desse mercado. Na década de 2010, a fabricante foi, no entanto, particularmente activa no lançamento do Nexus 7, Nexus 10 e Nexus 9. Ele também ofereceu o Pixel C e, em seguida, um incrível Pixel Slate, com o Chrome OS.

tablet

Google quer voltar ao mercado dos tablet Android?

Apesar dos rumores, não é certo que a divisão de hardware da Google tente a sorte novamente. A firma parece bastante apostada na parte de software, e nos seus parceiros, para concorrer com a Apple.
No entanto, notamos uma mudança de estratégia por parte da Google, que focou principalmente as suas esperanças no ChromeOS para oferecer tablets Chromebook. Com máquinas com Android, a gigante americana multiplica as suas hipóteses com o risco de duplicar um ChromeOS capaz de executar a Play Store e aplicações Android.

Essa abordagem lembra a da Apple, que continua a acreditar no iPad. Nos últimos anos, a empresa fez de tudo para o aproximar do Mac e o sistema macOS é regularmente inspirado no iOS ou iPadOS. Uma fusão foi até mencionada após o lançamento de um iPad Pro com um chip M1, antes que a empresa explicasse que tal projecto não era relevante. De qualquer forma, o tablet confirma mais do que nunca que tem futuro.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.