Google prepara-se para anunciar o Pixel Pass, a resposta ao Apple One

Google prepara-se para anunciar o Pixel Pass, a resposta ao Apple One

11 Outubro, 2021 Não Por Joel Pinto

Existem empresas que se limitam a vender hardware, e depois existem empresas que ao seu hardware juntam os seus serviços, e isso permite-lhes ter mais lucratividade, e acima de tudo, maior fidelização dos utilizadores. E esse é o caso da Apple, que alem do iPhone, vende muitos serviços associados ao mesmo. E outro gigante desse sector é a Google, que é menos forte do hardware, mas é muito forte nos seus serviços, e por isso, vai associar os mesmos ao seu hardware com o Pixel Pass.

Se já conhece o Apple One, este Pixel Pass é mais ou menos o mesmo, ou seja, uma assinatura única para aceder aos muitos serviços da empresa, que devem fazer a sua estreia quando a empresa anunciar os seus novos smartphones, os Pixel 6 e respectivo modelo Pro.

Interessante neste Pixel Pass é que ele conta com um dos smartphones da empresa, e que vem acompanhado por diversos serviços. Ou seja, consoante o pagamento de uma assinatura mensal, os utilizadores têm direito a um dos novos smartphones e:

  • Garantia estendida do smartphone
  • Acesso ao Google One, Play Pass, Youtube Music / Premium
  • Capacidade de associar a sua conta ao Google Fi
Pixel Pass

Pixel Pass deverá ser a resposta da Google ao Apple One

Ainda não está claro qual será a mensalidade exigida, nem em quais mercados onde pode ser activada. A notícia vem de um documento que surgiu na web, cujo conteúdo foi divulgado na rede social Twitter. De momento, parece que os Estados Unidos serão o primeiro mercado a beneficiar do mesmo, mas não se pode descartar que o Google decida introduzir o Pixel Pass em todos os países onde os serviços Google One, Play Pass e YouTube estiverem disponíveis.

As vantagens desse serviço da Google são óbvias: a empresa obteria receitas recorrentes, e não apenas receitas pontuais com a venda do dispositivo; os utilizadores também seriam incentivados a permanecer no ecossistema do Google, incluindo hardware. Será então interessante avaliar se a empresa irá reservar esta solução apenas para os seus smartphones ou se é o início de uma nova estratégia que fornecerá um único pacote de serviços para todos os utilizadores do Android (mesmo para aqueles que usam smartphones de outras marcas).

Muito provavelmente tudo será revelado por ocasião do lançamento dos novos Pixel, que está marcado para 19 de Outubro.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.