Google Play Store vai impedir que descarregue aplicações desactualizadas
7 Abril, 2022Google faz mudança na Play Store com foco na segurança
A Google Play Store conta actualmente com milhões de aplicações para Android, e a maioria funciona muito bem em telefones e tablets recentes, mesmo que tenham sido desenvolvidos para versões mais antigas do sistema operativo.
No entanto, algumas aplicações não são actualizadas há muito tempo, o que pode causar problemas de segurança. Essas aplicações desactualizadas também podem não estar em conformidade com os requisitos de privacidade mais recentes da Google, e para proteger os seus utilizadores contra as aplicações potencialmente com vulnerabilidades de segurança, a Google tem planos para as ocultar.
Tal como a Apple já faz no iOS, ao eliminar aplicações que não atendem aos padrões mais recentes, a Google anunciou que tomará medidas semelhantes na Play Store. Utilizando o seu blog oficial, o gigante das pesquisas diz que a partir de 1 de Novembro de 2022, as aplicações existentes, que não segmentam um nível de API dois anos antes da última grande versão do Android, não poderão ser encontrados ou instaladas por novos utilizadores de dispositivos com sistema operativo Android, com versões mais recentes do que o nível de API visada pelas aplicações.
A Google também esclarece que, à medida que novas versões do sistema operativo Android forem lançadas no futuro, a janela de requisitos será adaptada. Cada novo nível da API corresponde a uma nova actualização da Google, por exemplo, havia API de nível 30 para Android 11 e nível 29 para Android 10. As versões mais recentes do Android 12.1 (L) e Android 12 carregam os números de API 32 e 31, respectivamente.
Por outras palavras, se uma aplicação não tiver sido actualizada para uma versão do Android com menos de 2 anos em comparação com o seu dispositivo, a aplicação poderá desaparecer da Google Play Store e os utilizadores não a encontrarão. Portanto, não será possível descarregar a mesma para a usar, e tudo com o intuito de aumentar a segurança no Android.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.