Google Play Store e Apple App Store recheadas de aplicações descontinuadas e perigosas

Google Play Store e Apple App Store recheadas de aplicações descontinuadas e perigosas

12 Novembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Segundo um novo estudo realizado pela Pixalate, que é referente ao segundo trimestre de 2022, mais de 1,6 milhões de aplicações listadas na Apple App Store e Google Play Store não são atualizados há mais de dois anos. Essas são as chamadas aplicações descontinuadas.

Desatualizadas ou descontinuadas, essas aplicações que não são atualizadas pelos programadores podem representar um risco. As vulnerabilidades de segurança que as afetam deixaram de ser corrigidas, e isso expõe os utilizadores a possíveis ataques.

Em relação ao primeiro trimestre do ano, a Pixalate constata que o número de aplicações abandonados para a App Store diminuiu 29%, de 724.000 para 515.000. Já na Google Play, a tendência não é a mesma.

Das mais de 967.000 aplicações abandonadas no primeiro trimestre, a Google Play cresceu para mais de 1,1 milhões de aplicações abandonadas no segundo trimestre, ou seja, com um aumento estimado de 16% . As aplicações registadas na Rússia e na China provavelmente serão descartadas na Google Play Store.

Nos últimos seis meses, a Pixalate também aponta que houve mais aplicações abandonadas do que aplicações atualizadas. Uma descoberta que se aplica tanto à App Store como à Play Store.

O relatório também menciona aplicações super abandonadas que não são atualizadas há mais de cinco anos. Elas são mais de 306.000, enquanto 840.000 aplicações não recebem uma atualização há mais de três anos.

Google Play Store

Atenção às aplicações na Google Play Store e Apple App Store

Aplicações super abandonadas representam 8% das aplicações abandonadas na App Store, e aqui a Google Play Store sai-se melhor, já que apenas conta com 5%.

Especialista em proteção contra fraudes publicitárias, a Pixalate coloca o seu estudo em especial no contexto dos anunciantes que devem levar em consideração a frequência de atualizações de aplicações antes de decidir investir.

Lembre-se de que a Apple e a Google implementaram medidas para excluir ou, na falta disso, ocultar aplicações antigas, no entanto, elas ainda podem estar presentes nos dispositivos.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.