Google prepara o próximo passo para os processadores Tensor

Google prepara o próximo passo para os processadores Tensor

18 Janeiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Durante muito tempo a Google utilizava processadores da Qualcomm nos seus smartphones. Há algum tempo a empresa projetou os seus próprios processadores, os Tensor, e eles significaram um novo capitulo para a ainda curta história dos smartphones Google Pixel.

Tensor G5 deverá ser produzido pela TSMC

Atualmente, os Google Tensor são fabricados pela Samsung, e essa situação limita-os em termos de eficiência, razão pelo qual o gigante das pesquisas está a ponderar passar a sua produção para as fábricas da TSMC, e isso poderia significar um novo ponto de viragem para os equipamentos Made by Google.

A verdade é que o processador Tensor presente no Google Pixel 8 Pro é uma espécie de relação de amor-ódio da empresa. Se por um lado ele permite que a Google tenha mudado o paradigma ao se concentrar mais decisivamente na inteligência artificial, por outro lado, até agora não permitiu que os Pixel competissem em igualdade de condições com os outros topos de gama em termos de potência e eficiência. Evidentemente, esses argumentos também foram apresentados pelas partes de Mountain View, tanto que circulam há meses rumores sobre a futura transição para o processo de produção da TSMC, que já deve cuidar do coração do Pixel 9, que deverá ser o Tensor G5, que promete ser o primeiro SoC verdadeiramente “Google” .

A informação está a ser avançada pelo Economic Daily, que afirma estar muito bem informado sobre as estratégias da Google, que parece ter identificado a KYEC como o parceiro ideal para testar o primeiro Tensor “autodesenvolvido”. A KYEC fornece serviços de teste para plataformas de hardware prestes a entrar em produção em Taiwan. Segundo a informação disponibilizada, a Google terá adquirido hardware de teste da KYEC, tendo em vista os testes que devem começar em meados do ano e depois crescer progressivamente em volume nos próximos meses.

Tensor
[quads id=RndAds]

Segundo as informações que surgiram até agora, o chipset em questão está identificado com o nome de código Laguna e deverá fazer uso do processo de produção de 3nm da TSMC, com a promessa de melhorias drásticas em termos de eficiência em comparação com todos os Tensores das gerações anteriores.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.