Google utiliza a API Wikimedia Enterprise para acesso "reforçado" ao conteúdo da Wikipédia

Google utiliza a API Wikimedia Enterprise para acesso "reforçado" ao conteúdo da Wikipédia

24 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

A Wikimedia Foundation, a organização que gere a Wikipédia, anunciou que a Google tornou-se o seu primeiro cliente, daquele que é o seu novo serviço para profissionais. Há também o Internet Archive, dedicado ao arquivamento da Web.

Lançado em Outubro de 2021, o serviço Wikimedia Enterprise oferece a empresas, e organizações, que usam e distribuem conteúdo da Wikimedia Foundation em larga escala, incluindo Wikipedia, Wikicionário ou Wikilivros, acesso rápido e sofisticado à sua base de dados. Este serviço não diz respeito ao público em geral, para quem o acesso à enciclopédia, e aos demais projectos da Wikimedia Foundation, permanece aberto e gratuito.

“O Wikimedia Enterprise foi projectado para atender a uma variedade de necessidades de reutilização de conteúdo e rastreabilidade, e os nossos dois primeiros clientes são bons exemplos disso”, disse numa afirmação Lane Becker, gerente de receita da Wikimedia Foundation. “A Google e o Internet Archive usam o conteúdo da Wikimedia de formas muito diferentes, seja para alimentar alguns dos resultados da exibição ou para preservar citações na Wikipedia”, acrescentou.

Graças à ferramenta Knowledge Graph, lançada em 2012, a Google disponibiliza aos seus utilizadores informações importantes sobre as suas consultas, que aparecem directamente no motor de pesquisa para que o internauta não precise necessariamente de navegar para outra página.

Wikipédia

Wikipédia faz acordo com a Google

A informação é muitas vezes retirada da Wikipédia, mas a sua origem nem sempre é mencionada, o que rendeu à Google críticas da Wikimedia Foundation e de outros actores. Até o anúncio da parceria com o anfitrião da Wikipedia, a Google contribuía para o financiamento da enciclopédia principalmente na forma de doações.

O valor do contrato entre a Google e a Wikimedia Foundation não foi divulgado. O Internet Archive, que tem o estatuto de associação sem fins lucrativos, beneficiará do acesso gratuito aos serviços.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.