Google passa a oferecer atualizações semanais para o Chrome

Google passa a oferecer atualizações semanais para o Chrome

9 Agosto, 2023 0 Por Joel Pinto

A Google decidiu rever a sua política de atualizações de segurança do seu navegador, o Chrome. Assim, a empresa decidiu que a partir de agora o mesmo conta com atualizações semanais, quando até agora isso estava “limitado” a duas vezes por mês, para melhor proteger os seus utilizadores.

Tal como está, a Google oferece uma “grande” atualização do Chrome uma vez por mês, que faz com que o navegador ganhe um novo numero de versão, e atualmente está na versão 115. Essas versões são uma oportunidade de adicionar novos recursos e corrigir bugs. Isso também inclui patches de segurança para resolver algumas vulnerabilidades. Depois temos as atualizações de segurança a cada 15 dias, que novamente vêm para bloquear as vulnerabilidades. Mas esta é a única função, não há novidades específicas.

A partir do Chrome 116, que chega esta semana em versão final, os utilizadores terão direito a atualizações de segurança semanais. Mas porquê esta escolha? A Google explica que o seu navegador é baseado no Chromium, um projeto de código aberto, e que qualquer pessoa pode visualizar o código-fonte, alterações, melhorias e muito mais. E esses patches de segurança desdobram-se antes da integração no Chrome.

Google Chrome passa a ter atualizações de segurança semanais

Na verdade, o patch está disponível publicamente e um invasor pode dar uma olhada para entender como ele funciona e explorar a falha. Durante esse período, a Google está a testar a correção para integrá-la no Chrome, e o objetivo das atualizações de segurança semanais é, portanto, melhorar a segurança do utilizador de forma mais célere.

Assim como as atualizações padrão, as atualizações de segurança serão descarregadas, e instaladas, de forma automática, ou seja, sem necessidade de intervenção do utilizador.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.