Google testa novo design para a sua aplicação para Android
11 Agosto, 2023A Google muda regularmente a aparência das suas aplicações, referindo-se a um design geral definido de antemão. O mais recente é o Material Design 3, ou simplesmente Material You. Algumas aplicações da empresa integraram rapidamente o mesmo, como a suíte Workspace, logo no início do ano.
A transição para a nova interface tornou-se até obrigatória para o Gmail. Entre eles, porém, restou um que ainda e sempre resistiu a uma reformulação gráfica: a aplicação Google.
Às vezes esquecemos, mas está presente por padrão em todos os smartphones Android, ou pelo menos em todos aqueles com serviços Google. Depois de aberta, pode pesquisar ou navegar no feed do Discover, se o mesmo estiver ativo. Surpreendentemente, o design da aplicação não muda há muito tempo. O gigante das pesquisas obviamente quer corrigir essa situação testando um novo design com alguns utilizadores.
Claramente visível nas capturas de ecrã que podemos ver abaixo, a Google está a adotar o sistema de cartões. Cada resultado da pesquisa é isolado num bloco de bordas arredondadas separado dos outros. Jogando no contraste com um fundo de cor ligeiramente diferente, cada “caixa” pode ser claramente distinguida. O conjunto torna a página mais clara e os resultados mais facilmente identificáveis. Temas claros e escuros são suportados, e para o último também a legibilidade está presente.
Aplicação Google com novo design
Como sempre acontece com a empresa, é muito possível que esse novo design nunca veja a luz do dia, ou que seja modificado em vários níveis antes de ser lançado para todos os utilizadores. Mas apesar da sua aparente simplicidade, na minha opinião, consegue tornar a navegação na aplicação mais agradável. Portanto, espera-se que seja amplamente adotado.
E como ainda está em fase de testes, ainda não há data para uma possível atualização global.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.