Google Meet finalmente disponibiliza recurso muito esperado
22 Novembro, 2023Três anos após a estreia do recurso de levantamento da mão virtual, o gigante das pesquisas decide adicionar o seu ao Google Meet, quando o mesmo já está amplamente implementado na grande maioria dos seus principais concorrentes.
Google Meet finalmente com o recurso de levantamento da mão
Isso significa que agora o Google Meet é capaz de interpretar os movimentos gestuais das pessoas que participam em videochamadas e consequentemente ativar a respetiva opção de fazer uma pergunta. Isso é algo novo que está em fase de distribuição e estará disponível para todas as contas do Google Workspace nos próximos dias ou semanas, dependendo do caminho de lançamento definido.
Para ativar a função de “Levantamento da mão” no Meet, anteriormente e ainda hoje, é necessário clicar na opção de mesmo nome na parte inferior do ecrã do seu computador ou tocar no ecrã em dispositivos Android, iPhone e iPad. Ontem, 21 de novembro, porém, a Google anunciou a disponibilização de um novo gesto que torna o uso da função mais natural, permitindo que os participantes da videochamada levantem literalmente a mão, como acontecia durante as aulas na escola, universidade ou em outras situações semelhantes.
Isso é possível graças a um sistema de deteção de gestos que funciona graças a alguns cuidados: é preciso mostrar bem a mão no enquadramento, mantendo-a afastada do rosto e do corpo. Mas aqui fica um exemplo de como ativar o recurso no Google Meet:
Este sistema de deteção física que permite ativar o levantamento da mão fica ativo apenas quando a pessoa enquadrada não está a falar, para evitar intervenções indesejadas, principalmente se o locutor estiver habituado a gesticular. Porém, a Google afirma que, via de regra, a função fica desativada, escolha que pode ser alterada no menu de configurações.
Conforme previsto, o verdadeiro braço levantado está a ser lançado desde ontem a partir das contas do Google Workspace com conjunto de libertação rápida, que será seguido a partir de 28 de novembro por todas as demais com lançamento agendado, configuração padrão com a qual os novos recursos do Google Meet são feitos disponíveis pelo menos uma semana após terem sido lançados aos mencionados, para saberem as novidades a tempo. Aliás, se quiser alterar o caminho de lançamento, basta fazer login no Google Admin Console com uma conta de administrador e abrir a secção “Novos recursos” em “Preferências de lançamento”.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.