Google Maps tem novo recurso discreto mas essencial

Google Maps tem novo recurso discreto mas essencial

5 Abril, 2023 0 Por Joel Pinto

O Google Maps é uma aplicação que dispensa apresentações, e em conjunto com o Waze, são duas aplicações que não têm rivais. Quem utiliza a aplicação sabe o quanto ela é importante no dia a dia, e confesso que muitas das minhas viagens são acompanhadas pela mesma, especialmente em percursos pedestres ou quando me movimento através de transportes públicos.

E apesar de ser uma excelente aplicação, a Google continua a melhora-la, com recursos mais ou menos importantes. Se a empresa oferece de tempos em tempos inovações no mínimo impressionantes, como o Immersive View, a navegação 3D impulsionada pela IA, as mudanças feitas na interface na maioria das vezes passam despercebidas.

A aplicação Google Maps mantém-se fiel ao lema da Google que é “organizar a informação à escala global para a tornar acessível e útil para todos”. Agora inclui um alfinete flutuante branco sobre um fundo vermelho que indica a direção em que se encontra o último local pesquisado no seu smartphone. A ideia por trás disto é bastante simples, e os utilizadores não ficarão confusos com a aparência desse novo elemento visual. Para reorientar o ecrã para a sua pesquisa anterior, basta tocar no mesmo.

Se somarmos a esta adição muito discreta, as possibilidades oferecidas pela realidade aumentada e Immersive View, vemos que agora é difícil perder-se desde que saiba utilizar as funcionalidades essenciais da aplicação, as rotas, GPS, e o Street View. Entre as novidades recentemente oferecidas pela Google, mas ainda relacionadas com as suas viagens ou férias, notamos que o motor de pesquisa e o Maps formam, mais do que nunca, uma combinação vencedora.

Google Maps continua a receber recursos interessantes

A empresa está a lançar novos recursos para viajar mais barato. Isso será suficiente para retardar a ascensão do ChatGPT, o chatbot multifuncional que cada vez mais pessoas estão a utilizar para organizar as suas férias, e outras situações. Essa mudança na interface do Google Maps foi detetada num smartphone com o Android 13, pelo que deverá chegar a outros equipamentos nas próximas horas/dias/semanas.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.