Google Maps prepara-se para receber grandes novidades que vai querer utilizar

Google Maps prepara-se para receber grandes novidades que vai querer utilizar

29 Setembro, 2022 0 Por Joel Pinto

No passado mês de Maio, durante o Google I/O, o gigante das pesquisas anunciou muitos novos recursos interessantes para a sua principal aplicação de GPS. Mas, como muitas vezes acontece com o evento, não tivemos novidades sobre isso durante vários meses. Agora, a Google aproveitou a sua palestra Search On para entrar em mais detalhes sobre esses famosos recursos que estão a chegar ao Google Maps.

Não há como negar, a fabricante pretende fazer de tudo para tornar o Google Maps uma necessidade nos nossos dia a dia. Seja a viajar numa cidade desconhecida, ou a percorrer o seu próprio bairro, o aplicação quer tornar-se indispensável, graças a três recursos muito interessantes.

Vamos começar com o que já está a tornar-se numa das tecnologias mais impressionantes que a Google já lançou. Já falamos sobre isso no passado, o Immersive View permitirá que qualquer pessoa visite um lugar, em 3D, com antecedência. Graças a uma combinação de Street View, imagens aéreas e inteligência artificial, será possível entrar virtualmente dentro de um restaurante, conferir o tráfego numa área específica e ainda verificar as vagas de estacionamento disponíveis.

Vai de férias para o outro lado do mundo e quer saber que roupa levar na mala? Com o Immersive View, poderá verificar o clima na cidade à sua escolha numa determinada data. O utilizador realmente quer ver esta exposição, mas não suporta o facto de que há muitas pessoas no museu? Verifique com antecedência o quão ocupado está no horário programado da sua visita. Sem contar a exploração de um bairro em torno do seu local de interesse, ou um voo planado sobre os monumentos emblemáticos de uma cidade.

Em suma, o Immersive View é certamente a tecnologia de maior sucesso para se juntar ao catálogo já bem abastecido do Google Maps. Ele estará disponível para Android e iOS nos próximos meses em Los Angeles, Nova York, São Francisco e Tóquio. A data de implantação em outros locais ainda não é conhecida.

Nem sempre é fácil saber o que fazer quando, numa viagem, se encontra numa cidade ou bairro desconhecido. A Google encontrou uma solução para esse problema muito específico. Com Neighborhgood Vibe, os utilizadores poderão mergulhar na atmosfera de um bairro através dos vários pontos de interesse que ele contém, combinados com adições da comunidade.

“Para determinar a vibe de um bairro, combinamos a IA com o conhecimento local dos utilizadores do Google Maps, que adicionam mais de 20 milhões de contribuições ao mapa todos os dias, incluindo avaliações, fotos e vídeos”, explica a Google.

Google Maps

Google detalha as novidades do Google Maps

Em 2019 a Google deu as boas vindas à realidade aumentada no Google Maps. Hoje, o gigante das pesquisas melhorou um pouco mais essa funcionalidade, combinando-a com o seu mecanismo de pesquisa. Concretamente, será possível pesquisar locais específicos, como supermercados, distribuidores ou mesmo estacionamentos, diretamente no Live View para obter uma prévia em realidade aumentada. Obviamente, clicar num local específico fornecerá acesso a mais informações sobre ele.

“Você também pode ver cafés, mercearias e estações de transporte público”, explica a Google. “Você realmente tem uma ideia de como é um bairro de relance. Você pode até saber o horário de funcionamento de um estabelecimento localizado ao final da rua. É uma forma incrível de juntar tudo de uma só vez, realmente simplifica a experiência e dá confiança ao tentar ver o que está ao seu redor no momento.”

A pesquisa com Live View também estará disponível em Los Angeles, Nova York, São Francisco e Tóquio nos próximos meses para Android e iOS.

Por fim, a Google permitirá que os programadores integrem jornadas mais ecológicas nas suas próprias aplicações. Esta novidade segue uma atualização recente que adapta as viagens segundo o veículo do utilizador, para que seja mais ecológico. Assim, os motoristas de TVDE, ou distribuidores poderão beneficiar de percursos mais eficientes, e mais ecológicos, dependendo do motor utilizado.

As aplicações que utilizam o Google Maps poderão dar aos seus utilizadores a possibilidade de selecionar o seu tipo de motor para que os percursos possam ser adaptados às necessidades específicas deste último. Este recurso estará disponível até o final do ano na Europa Ocidental, bem como nos Estados Unidos e no Canadá.

“Com os anúncios de hoje, estamos a criar uma experiência visual no Google Maps para ajudar os utilizadores a explorar, e navegar, pelo mundo de uma maneira mais natural, ao mesmo tempo em que chegam lá de uma maneira mais ecológica”, conclui a Google.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.