Google Maps é nosso mais recente aliado contra a Covid-19

Google Maps é nosso mais recente aliado contra a Covid-19

24 Setembro, 2020 0 Por Joel Pinto

A aplicação do Google Maps há muito que oferece diversas camadas que permitem que o utilizador escolha um tipo de mapa e revele detalhes no mapa (satélite, relevo, tráfego, transporte, etc.). No entanto, uma nova camada está pronta a ser lançada globalmente para a aplicação para Android e iOS,, com o intuito de manter os utilizadores afastados do Covid-19, ou pelo menos ajudar.

Intitulada "Info Covid-19", essa camada é usada para revelar informações sobre a doença, e a disseminação do coronavírus. Assim, ela dá uma indicação do número de novos casos por 100.000 pessoas, baseado na média dos últimos sete dias.

Info Covid-19 chega ao Google Maps

Para uma área no mapa, um rótulo indica se as tendências estão a aumentar, ou a diminuir. O código de cores também ajuda a distinguir facilmente a densidade em  novas caixas. Ele varia de cinza para menos de 1 área "critica" a vermelho escuro para 40 ou mais "áreas problemáticas".

A Google anuncia a visibilidade em nível de país, de todos os contaminados pelo Covid-19, no Google Maps, bem como em níveis mais refinados - por exemplo, cidade - quando os dados estão disponíveis.

Para as fontes de dados, a Google indica confiar em particular na Wikipedia, no New York Times, na Johns-Hopkins University (Johns Hopkins Coronavirus Resource Center).

"Essas fontes obtêm dados de organizações de saúde pública como a OMS, ministérios da saúde, agências de saúde locais e hospitais. "

Como sempre, a actualização que chega com esta camada está a ser lançada faseadamente, e espera-se que chegue a todos os utilizadores no decorrer dos próximos dias.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.