Google Maps: Nova paleta de cores causa alguma discórdia

Google Maps: Nova paleta de cores causa alguma discórdia

27 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

O Google Maps ganhou recentemente uma pequena mudança na sua paleta de cores, passando agora a ser mais subtis. No entanto, apesar dos esforços da Google em melhorar a aplicação, ainda há quem não esteja satisfeito e naturalmente provoca reações instintivas entre os utilizadores.

Novas cores do Google Maps causam confusão

A tonalidade azul utilizada para representar linhas d’água, agora está significativamente mais clara, aproximando-se de um tom quase turquesa. As estradas, antes brancas, agora apresentam a cor cinza, enquanto as áreas florestais são representadas por um verde mais escuro. Esses ajustes não são radicais, mas são significativos o suficiente para incomodar os utilizadores muito habituados à versão antiga da aplicação.

O motivo dessas mudanças não foi especificado pela Google, mas é evidente alguma semelhança com o Apple Maps. Esta atualização obviamente gerou algumas comparações diretas, especialmente no que diz respeito à nova tonalidade das linhas d’água e das estradas. No entanto, importa referir que a interface do Google Maps não sofreu grandes alterações, exceto a utilização de um verde mais escuro para indicações direcionais.

Os fóruns online no Reddit e no Twitter estão repletos de comentários de utilizadores insatisfeitos. Muitos acham que as novas cores tornam a aplicação menos legível, especialmente nas visualizações gerais do mapa, apesar de ser claramente melhor quando aumenta o zoom. Um utilizador do Reddit lamentou que as novas cores não sejam tão fáceis de ler e que ele preferiria voltar para a paleta antiga se fosse possível. Outro criticou a Google por mudar desnecessariamente o que já estava bom.

A principal preocupação que surge é que as novas cores dificultam a visualização de detalhes nos mapas, que foram descritos como “extremamente desbotados”. Alguns utilizadores ficam desorientados com essas mudanças repentinas, após anos a utilizar uma interface familiar.

Google Maps

A Google ainda não respondeu oficialmente a esses comentários sobre as mudanças. O futuro desta nova paleta de cores permanece, portanto, incerto, e é possível que a pressão dos utilizadores encoraje o motor de busca a regressar à versão antiga do Google Maps. Porém, o regresso ao design anterior não está ganho: como em tudo, acabaremos por nos habituar à novidade. E quando a Google decidir rever a paleta de cores, inevitavelmente provocará novos protestos.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.