Google Lens já permite fazer pesquisa por texto das suas fotos

Google Lens já permite fazer pesquisa por texto das suas fotos

24 Agosto, 2019 0 Por Joel Pinto

A Google fez ontem um anúncio subtil no Twitter: está no processo de lançamento de novos recursos de inteligência artificial para a sua plataforma Lens que permitirão que pesquise na biblioteca do Google Fotos por texto que aparece em fotos e capturas de ecrã. Em seguida, poderá copiar e colar facilmente esse texto numa nota, documento ou formulário.

Esses novos recursos fazem uso de uma técnica conhecida como reconhecimento ótico de caracteres (OCR), com a opção copiar / colar baseada na capacidade existente do Lens de entender e extrair o texto encontrado nas fotos, seja uma captura de ecrã ou numa foto de um sinal físico ou documento. Esse recurso já está disponível em alguns dispositivos Android, embora ainda não pareça estar activo no iOS. Talvez já possa pesquisar as suas fotos por texto usando o Google Fotos na Web.

O Google está a posicionar o recurso Lens como uma forma de facilmente capturar uma senha Wi-Fi confusa, mas também pode ser usado para capturar qualquer parte do texto de qualquer foto ou captura de ecrã na sua biblioteca do Google Fotos. O feito mais impressionante, porém, é a capacidade de procurar qualquer trecho de texto sem ter que escolher uma foto primeiro. Isso sugere que o Google está a realizar o OCR em toda a sua coleção de fotos automaticamente.

"A partir deste mês, vamos lançar a capacidade de pesquisar as suas fotos pelo texto inserido neles", escreveu a Google em resposta ao Hunter Walk, que percebeu no início desta semana que o recurso Lens foi activado para a sua conta. “Quando encontrar a foto que procura, clique no botão Lens para copiar e colar facilmente o texto. Tome isso possível, com senhas do wifi impossíveis."

Os recursos parecem relacionados ao que foi anunciado durante a conferência de desenvolvedores de E / S da Google 2017. Na época, o CEO Sundar Pichai comemorou um novo recurso que permite que a câmara Lens com inteligência artificial compreenda o contexto de uma foto. Dessa forma, pode apontar a câmara do smartphone para a etiqueta da senha de um router e ligar-se automaticamente ao Wi-Fi através do software que lê a senha e entende que gostaria de se ligar à rede.

Desde então, o Google Lens adicionou a capacidade de pesquisar na web por fotos de itens de menu, adicionar informações de contacto de um cartão de visita a seu catálogo de endereços e todos os outros truques relacionados a OCR . Mas esses novos recursos do Fotos parecem ser uma implementação da técnica AI mais em larga escala, feitos na biblioteca inteira de um utilizador para torná-lo pesquisável e para dar a capacidade de extrair esse texto das fotos.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.