Google revela quando vai lançar a nova versão do Chrome

Google revela quando vai lançar a nova versão do Chrome

29 Março, 2020 0 Por Joel Pinto

Há algumas semanas revelei aqui que a Google tinha anunciado que tinha interrompido temporariamente a disponibilização de novas actualizações do Chrome, pelo menos da versão estável, já que grande parte do mundo está actualmente em teletrabalho para ajudar a conter a propagação da pandemia de coronavírus. Essa situação atrasou o lançamento do Chrome 81, deixando o Chrome 80 como a versão mais recente disponível do navegador.

Google Chrome 81 será lançado a 7 de Abril

Mas agora a empresa de Mountain View anunciou que está de volta com o lançamento das actualizações do Chrome, e com uma programação alterada. Em primeiro lugar, a Google anunciou que o Chrome 81 chegará na semana de 7 de Abril, então temos de esperar pouco mais do que uma semana para ter acesso à mesma. Para referência, o Chrome 81 deveria ter sido lançado no passado dia 17 de Março.
A próxima versão do Chrome apresentará alguns novos recursos interessantes que podem mudar a forma como navegamos na web. Em primeiro lugar, a Google está a trazer o Near Field Communications (NFC) para dispositivos móveis, o que pode permitir que receba informações da Web sem problemas se digitalizar um objecto na vida real.

Obviamente, quão substancial é a implementação do suporte a NFC móvel, e isso dependerá em grande parte se os programadores utilizarem, ou não, essa funcionalidade.

Google Chrome 79 Android

A Google também está a promover a realidade aumentada (AR) na próxima versão do Chrome, oferecendo aos programadores novas ferramentas para criar experiências mais imersivas na web. Assim como a NFC, esse recurso está repleto de potencial.
Além desses dois recursos principais, há algumas outras actualizações úteis no Chrome 81 que merecem ser referidas. A principal é certamente um ajuste à notificações do Chrome para o sistema operativo Android, já que agora terá a opção de ajustar a reprodução multimédia no navegador, no próprio menu sem precisar de carregar o navegador. Essa melhoria será bem recebida pelos utilizadores que reproduzem multimédia através do Chrome em segundo plano.

A agenda alterada do Google, infelizmente, significa que o Chrome 82 foi totalmente abandonado. No entanto, a gigante da tecnologia confirmou que o Chrome 83 será lançado três semanas antes do inicialmente planeado e incluirá todos os recursos do Chrome 82.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.