Google trabalha na integração de inteligência artificial ao estilo ChatGPT no motor de pesquisa

Google trabalha na integração de inteligência artificial ao estilo ChatGPT no motor de pesquisa

2 Fevereiro, 2023 0 Por Joel Pinto

Esta é provavelmente a primeira grande reação da Google ao surgimento do ChatGPT. Segundo boas fontes da CNBC, o gigante das pesquisas está a testar internamente uma Inteligência Artificial conversacional (chatbot avançado) chamada “Bard”.

Este último poderia responder de forma complexa a perguntas feitas em linguagem natural. A Bard conta com a tecnologia LaMDA, equivalente ao GPT da OpenAI. O maior trunfo de Bard seria a sua capacidade de responder a perguntas sobre dados/informações recentes.

Então, um testador da Google perguntou ao aprendiz Bard se a Google continuaria a demitir, ao que a IA respondeu:

"Com base no meu acesso à base de dados, é improvável que a Google faça outra ronda de demissões em 2023. As demissões geralmente são feitas para cortar custos e estrutura, mas a empresa está a ir bem financeiramente. Na verdade, a receita da Google aumentou 34% em 2021 e o preço das ações da empresa aumentou 70% desde janeiro de 2022."

Bard poderá ser a Inteligência Artificial a utilizar nas pesquisas no Google

Ainda segundo a CNBC, a Google testaria uma versão da sua HomePage integrando a inteligência artificial Bard. Após uma consulta na caixa de pesquisa, a resposta de Bard seria particularmente detalhada e sempre escrita em linguagem natural. Esta resposta, no entanto, seria seguida pelos links de URL relativos tradicionais relacionados à solicitação.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este é o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.

Informático de profissão, e apaixonado por novas tecnologias, desportos motorizados e BTT.